às 11:48:00

UNIDEP investe na infraestrutura laboratorial

Laboratórios de saúde e Centro de Simulação Realística estão entre os diferenciais do Centro Universitário de Pato Branco

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) segue investindo em sua infraestrutura laboratorial dos cursos da saúde. O Centro de Simulação Realística do UNIDEP é um dos melhores do Paraná, com tecnologia de ponta à disposição de alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. Recentemente, foram adquiridos novos simuladores para exame físico, urgência e emergência, além de equipamentos de uso hospitalar.

Além do Centro de Simulação Realística, foram realizados investimentos no Laboratório de Bioquímica e Fisiologia, com aquisição de materiais para pesquisa científica e aulas práticas, e também no Laboratório de Anatomia, com aquisição de peças anatômicas sintéticas. “O ensino na área médica vem recebendo novos métodos e novas perspectivas no que diz respeito à relação ensino-aprendizagem. Entre essas novidades, temos a simulação em saúde, uma forma de aprendizagem moderna, que permite a retenção do conhecimento, possibilitando o compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais das mais diversas áreas da saúde, treinando habilidades e visando a segurança do paciente”, explica o coordenador do curso de Medicina do UNIDEP, professor Vilson Geraldo de Campos.

O professor Vilson ressalta que a prática em simulação permite que os futuros profissionais da área da Saúde estejam mais preparados para a realização de procedimentos e outras intervenções a partir do treinamento intenso em simulações do cotidiano. “O alto investimento realizado pelo UNIDEP demonstra o quanto estamos nos atualizando em relação ao processo de ensino-aprendizagem, buscando trazer novas tecnologias para nossa IES. Isso confirma o compromisso em melhorar, cada vez mais, a formação dos nossos alunos, beneficiando toda a comunidade”, completa.

A infraestrutura laboratorial do UNIDEP oferece simulação em saúde em todas as fases do ciclo da vida, com simuladores de alta fidelidade que criam cenários em terapia intensiva adulta, pediátrica e neonatal, trabalho de parto, dentre outros. Somam-se a isso as clínicas escola e os ambulatórios para práticas de estágios supervisionados e Internato.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: