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Medicina tem trabalhos aprovados no Cobem

Curso de Medicina do UNIDEP engaja alunos e professores no principal Congresso de educação médica do Brasil

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) teve sete trabalhos aprovados no 60° Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem). O Congresso será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, de 3 a 6 de novembro, com o tema “Ciência, cuidado e resiliência na educação médica”. Os trabalhos que representam o UNIDEP são de autoria de docentes e acadêmicos do curso de Medicina, com participação também do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped).

A coordenadora do Naped, professora Ma. Gaziela Scopel, enaltece a importância do desenvolvimento científico para os professores. “É necessário estimular a prática da pesquisa docente, pois o processo de ensino-aprendizagem necessita de permanente formação, não somente técnica, mas também pedagógica e científica. Estamos muito felizes com o envolvimento dos nossos docentes no Cobem”, disse.

A participação em congressos oportuniza a socialização de produções acadêmicas no âmbito científico. “Enquanto Instituição, nos orgulha e alegra ver o envolvimento dos nossos docentes e discentes nos eventos científicos, pois sabemos que todo o conhecimento partilhado e construído nesses espaços, impactará significativamente na carreira docente e profissional e na formação dos nossos acadêmicos”, ressalta a coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica do UNIDEP, professora Ma. Graciela Caroline Gregolin.

O curso de Medicina teve sete trabalhos aprovados, sendo eles: “O contato dos estudantes de Medicina com o sujeito surdo como estratégia de aprendizagem da língua brasileira de sinais”, de autoria da professora Luciana de Freitas Bica e da acadêmica Maria Stella Alves Nogueira; “A visita domiciliar como estratégia de atenção integral às gestantes expostas à vulnerabilidade” e a “Promoção da saúde e prevenção de doenças por meio da interdisciplinaridade no atendimento às gestantes” de autoria das acadêmicas Bárbara Berticelli, Cristina Arsego Levis, Nicole Osternach e Paula Juliane Zanin, juntamente com os professores Lujácia Felipes Fiorentin e Vilson Geraldo de Campos.

Ainda no curso de Medicina, a professora Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues teve a aprovação de dois trabalhos: “Populações vulneráveis nas diretrizes curriculares de medicina: papel social do médico” e “A saúde da população LGBT+ nas aulas remotas em um curso de medicina: relato de experiência”.

Os professores Vilson Geraldo de Campos, Graziela Scopel, Kelly Cristina Zavadski, Maicon Nunes Loureiro, Gabrielli Baschung Socha e Rodrigo Comnisky Berlatto tiveram a aprovação do trabalho “Práticas formativas em educação médica: experiências de inovação pedagógica na formação dos docentes médicos”. O artigo “A saúde planetária como ferramenta potencializadora na educação médica”, de autoria da acadêmica Maiqueli Renata Daniel Lange Provensi e da professora Gabrielli Socha, também obteve aprovação.

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Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

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