às 14:49:00

UNIDEP prepara a segunda edição do livro Constelações

Com o tema “Práticas e Avaliação em Metodologias Ativas”, segunda edição conta com 23 autores

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (Gepmat) e do Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente (Gedai), está organizando segunda edição do livro Constelações. Em formato de e-book, esta edição traz como tema “Práticas e Avaliação em Metodologias Ativas”, e será lançada na Semana do Educador Transformador, em outubro.

A publicação conta com 23 autores, sendo eles docentes do UNIDEP e também uma egressa. São autores docentes dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Ciências Contábeis, Administração e Engenharias, além de colaboradores de setores pedagógicos como o Naped, Núcleo de Experiência Discente (Ned) e Núcleo de Educação à Distância (NEaD).

A coordenadora do Naped, professora Ma. Graziela Scopel, conta que o livro está dividido em duas seções. “A primeira tem como temática organizadora o relato de práticas pedagógicas realizadas nos diferentes cursos do UNIDEP, e que envolveram metodologias ativas ou estratégias didáticas criativas, proporcionando aprendizagem significativa. Na segunda seção, o tema é a avaliação em metodologias ativas, em que os capítulos envolvem práticas para avaliação de hard e soft skills, em especial, competências profissionais gerais da formação no Ensino Superior, indo além do modelo tradicional de avaliação da aprendizagem”, conta.

A professora Graziela enaltece o diferencial e a contribuição didático-pedagógica do Constelações II. “Acreditamos que nesta edição, os textos produzidos por nossos docentes apresentaram-se mais sólidos, demostrando o desenvolvimento da identidade docente e o compromisso com a educação transformadora que o UNIDEP promove”, ressalta.

A coordenadora-adjunta do Naped, professora Ma. Kelly Cristina Zavadski, destaca que a publicação valoriza a ação e a produção docente. “Fomentar a pesquisa e o relato de experiência dos participantes dos grupos de estudos e dos demais docentes é um gatilho motivador para o envolvimento e desenvolvimento do professor em sua atividade laboral. O Constelações consolida o compromisso que os nossos docentes têm em implementar suas atividades com qualidade e excelência. Registrar isso através do livro corrobora que a formação do professor que atua no UNIDEP se dá de forma consistente e contínua”, completa.

O livro “Constelações II: Práticas e Avaliação em Metodologias Ativas” é organizado pelas professoras Graziela Scopel e Kelly Cristina Zavadski. Os autores dos artigos e relatos de experiência que compõem a obra, são: Adriéli Flávia Tonello, Alcione Cappelin, Ana Maria Oliveira, Andreia Smiderle, Brenda Gabriela Favretto da Silva, Camila Trindade, Christiana Almeida Salvador Lima, Clarice Donizete da Silva Santos, Elisa Denardi Tessaro, Eliziane Andolhe, Gabriela Dagios Amadori, Gisele Iopp Massafera, Graziela Scopel, Jaqueline Ferreira Bernardi, Juliane Varaschin, Keli Starck, Kelly Cristina Zavadski, Leocádia Orsato Brufati Fagundes, Lia Barbosa Argenton, Luciana de Freitas Bicca, Maicon Nunes Loureiro, Poliana Martins e Vilson Geraldo de Campos.      

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: