às 11:58:00

Universo UNIDEP encanta os visitantes do Open Park

Com demonstrações práticas realizadas por professores e acadêmicos, espaço do UNIDEP movimentou os três dias da programação realizada no Parque Tecnológico de Pato Branco

Pato Branco está vivendo, desde a última quarta-feira (01/06), a segunda edição do Open Park, programação promovida pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação para popularizar os projetos desenvolvidos na cidade, por meio da conexão oportunizada pelo Parque Tecnológico, que está de portas abertas para receber estudantes de diferentes faixas etárias, bem como empresários e investidores. A programação, que encerra nesta sexta-feira (03/06), conta com a participação do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), que levou experiências do projeto “Universo UNIDEP”, somadas a práticas dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, além de intervenções do Núcleo de Carreiras da IES.

O evento também ocorreu, nos dias 01 e 02, em parceria com a Feira de Profissões da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco. Para a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização do UNIDEP, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, a integração com as Instituições de Ensino Superior demonstra, especialmente aos jovens estudantes que participaram da programação, diferentes possibilidades de carreira e profissionais.

“Participar e visitar o Open Park contempla um processo de sensibilização da população à tecnologia e à educação, especialmente quando falamos aos jovens. É importante, desde muito cedo, mostrarmos possibilidades para que as novas gerações possam sonhar e, aqui em Pato Branco, realizar esses sonhos. A partir das Instituições que aqui estão, especialmente as de Ensino, demonstramos que temos condições para transformarmos vidas e realidades, fomentando oportunidades de ensino, pesquisa, empregabilidade, tecnologia e inovação”, avalia Marielle.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti, destaca que além da popularização da tecnologia para crianças e adolescentes, a programação do Open Park oportuniza a integração com startups e empresas que compõem o ecossistema do Parque Tecnológico e da Incubadora Tecnológica Municipal. “Também é um momento de sinergia com empresários e investidores da área de tecnologia, para potencializar novos projetos e oportunizar o desenvolvimento de soluções que venham contribuir para diferentes áreas da sociedade”, completa.

Universo UNIDEP

O Universo UNIDEP é um projeto realizado junto a escolas de Pato Branco e região, que leva uma temática espacial para trabalhar, com estudantes de diferentes faixas etárias, diretrizes presentes no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, que aborda o tema “Cidades e comunidades sustentáveis”. A partir da trilha de aprendizagem, composta por um storytelling criado especialmente para o projeto, os participantes tornam-se “jovens cientistas” e são instigados a construir conhecimentos, por meio de diferentes áreas dos cursos de graduação da IES.

Mas, qual é o objetivo disso tudo? A cada interação, os participantes contribuem para “salvar” a população do Planeta Conhecimento, que está em 2072. Para tanto, a iniciativa levou totens interativos a diferentes colégios, que tornaram-se “máquinas do tempo”. A partir deles, “cápsulas do conhecimento” compartilham conteúdos e lançam desafios. Quanto maior for a participação, maiores as chances de ajudar quem está no futuro e, sobretudo, de cuidar do planeta Terra no presente.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: