às 15:06:00

Curso de Direito promove bancas de trabalhos de conclusão

A disciplina de Trabalho de Curso II ocorre no 9º período, marcando a reta final da graduação para os bacharéis em Direito do UNIDEP, que agora se preparam para o último período da graduação

Acadêmicos do 9º período do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizaram, no decorrer do mês de maio, a socialização dos estudos desenvolvidos por meio da disciplina de Trabalho de Curso. Cada banca foi constituída por três professores avaliadores e ao todo 74 alunos concluíram seus trabalhos de curso neste semestre. As pesquisas envolveram, principalmente, temas nas áreas de Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Trabalho e Penal.

A coordenadora do curso de Direito do UNIDEP, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, explica que os acadêmicos são orientados pelo professor da disciplina de Trabalho de Curso I para elaboração do projeto de pesquisa e, pelos docentes do curso durante as disciplinas de Trabalho de Curso I e II, na realização da pesquisa. Além da orientação pelos docentes, o envolvimento do colegiado ocorre nas bancas de avaliação.

“Neste semestre, tivemos muitos trabalhos que envolveram temas atuais, como teletrabalho, direito animal, direito digital, entre outros. Além de estar previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso, o Trabalho de Curso marca uma fase da graduação, na qual os alunos demonstram, além do domínio de conteúdos, competências próprias da atividade jurídica”, reforça Angélica.

Os acadêmicos estão na reta final da faculdade e, prestes a iniciarem o último período, seguem sendo positivamente desafiados. “Sabemos que o último período é bastante desafiador, com muitas expectativas e indagações, mas confiamos na formação que cada um recebeu e na dedicação de cada aluno com sua trajetória acadêmica, fatores que certamente permitirão que o último período seja mais um passo para a realização dos sonhos que alimentaram essa jornada”, completa a coordenadora.

A acadêmica do 9º período do curso de Direito, Isadora de Souza Belatto, escolheu abordar o Direito Animal em seu trabalho. “Escolhi essa área por conta de minha paixão pessoal por animais e também porque sou vegetariana desde criança. Sou defensora dos animais e a melhor forma de ajudá-los é estudar seus direitos e colocá-los em prática, como operadora do Direito que serei futuramente”, pontua.

Ela enaltece a importância das disciplinas de TC I e TC II para a formação acadêmica. “As matérias de conclusão de curso são desafiadoras. Tive todo o apoio necessário da minha orientadora nessa etapa, o que me ajudou a encontrar o caminho para a aprovação. O trabalho de conclusão de curso agregou em minha vida pessoal e profissional. Foram mais de seis meses me dedicando arduamente no artigo e na apresentação e, no momento que meu trabalho foi aprovado, a sensação foi gratificante pelo esforço”, conta.

Já a acadêmica do 9º período, Larissa Soares de Andrade, estudou sobre saúde indígena e pandemia, na perspectiva do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. “Minha escolha foi baseada nas matérias com as quais tive mais afinidade ao longo do curso. Ainda, quanto à temática indígena, percebi que não é abordada e debatida pelos estudantes com a devida importância, por isso a minha escolha”, ressalta.

Ela evidencia a importância do Trabalho de Curso na sua formação acadêmica. “Ter passado tanto tempo estudando, escrevendo e depois defendendo o meu tema, me fez perceber que este não é simplesmente um trabalho para concluir o curso, mas sim uma maneira de incentivar o aluno a continuar estudando, aprimorando o que aprendeu durante a graduação, e também colocar em prática esse aprendizado”, completa.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

 


Fonte: