às 15:34:00

Professora do curso de Odontologia conclui Mestrado

Dissertação defendida pela UFPR possui caráter inovador em Endodontia

A professora do curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Gabriela Dagios Amadori, concluiu o Mestrado em Clínica Odontológica, com concentração em Endodontia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com o título "Avaliação do retratamento endodôntico em incisivos inferiores com canais classificados como tipo III de Vertucci", sua pesquisa teve orientação do professor Dr. Bruno Cavalini Cavenago.

Gabriela explica que diferentes complexidades anatômicas requerem diferentes protocolos no tratamento e retratamento endodôntico. “Os incisivos classificados como tipo III de Vertucci são o segundo grupo mais encontrado na população. Meu estudo buscou encontrar as dificuldades desta variação anatômica e testar diferentes sistemas de instrumentos, com diferentes tratamentos térmicos e tapers, a fim de chegar a maiores índices de sucesso nos procedimentos clínicos”, explica.

Ela destaca o caráter inovador da pesquisa, pois até o momento não havia estudos sobre o retratamento da referida anatomia. “A taxa de insucesso do retratamento pode variar de 47 a 10%. Um índice extremamente alto, que está ligado principalmente às complexidades anatômicas”, pontua. De acordo com ela, sua vocação para a pesquisa iniciou ainda na graduação. “A pesquisa sempre esteve muito presente na minha trajetória acadêmica, sempre foi uma paixão. Comecei as iniciações científicas no terceiro período da faculdade e, desde então, nunca parei; ali já sentia que a docência faria parte da minha vida”, completa.

Gabriela enaltece a importância da pesquisa para sua atuação docente. “Sempre acreditei que para me tornar uma boa professora, eu precisava, antes de tudo, me tornar uma boa clínica. Assim, sempre estive de forma muito presente no consultório, buscando me aperfeiçoar como cirurgiã dentista”, ressalta a professora, que possui pós-graduação e especialização em Endodontia pela Universidade de São Paulo (USP) de Bauru. “Este é um centro de referência em Endodontia e também em pesquisa, nele tive o prazer de ter grandes mestres como professores, que me incentivaram ainda mais no caminho docente, até chegar ao mestrado”, pontua.

No momento, no curso de Odontologia do UNIDEP, Gabriela leciona as disciplinas de Endodontia, Clínica Integrada e Radiologia – e, na sua prática docente, ela se espelha nos professores que a inspiraram. “Tive o prazer de ter aula com grandes professores que fizeram com que eu me apaixonasse pela minha profissão e pela pesquisa, professores os quais me inspiro diariamente. Gosto de pensar que o mestrado é um degrau a mais, para que eu possa tocar a vida dos meus alunos e despertar o entusiasmo, bem como o amor pela Odontologia”, ressalta.

  

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: