às 17:03:00

Naped Day une inovação, inclusão e diversidade

Professores do Grupo Afya Educacional viveram 14 horas de imersão em uma programação voltada à transformação docente e discente

Nesta segunda-feira (16/05), os professores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), juntamente com os docentes das demais unidades do Grupo Afya Educacional, vivenciaram a terceira edição do Naped Day. Entre os destaques da programação, o professor José Pacheco apresentou perspectivas para novas construções sociais de aprendizagem, e Ricardo Fragelli abordou a aprendizagem ativa e colaborativa para além do conteúdo. Com o tema “Educar é uma arte”, esta edição também homenageou o centenário da Semana de Arte Moderna.

O evento teve 14 horas de programação, representando a abrangência do Grupo Afya Educacional com os seguintes números: 206 trabalhos submetidos, 47 palestrantes, 40 atividades entre oficinas e palestras, 2.305 professores inscritos, 2.834 inscritos entre docentes e colaboradores e 10.581 inscrições em palestras e atividades. A programação foi dividida em seis eixos: Metodologias ativas de ensino; Planejamento e gestão; Avaliação; Tecnologias e Inovação I e II; Inovação e arte; e Inclusão e diversidade. Destaque também para o II Fórum Inter-Regional de Práticas Extraordinárias no Ensino Superior - Fipex Afya, que contou com nove trabalhos apresentados por professores do UNIDEP.

A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) do UNIDEP, Graziela Scopel, destacou a contribuição de professores da IES, ministrando workshops e apresentando relatos de experiências de práticas pedagógicas. “Tenho certeza de que os professores do UNIDEP potencializaram e renovaram os recursos didáticos, para que suas aulas sejam cada vez mais mobilizadoras da aprendizagem dos nossos acadêmicos”, disse ela, que representou o UNIDEP e os Napeds do Brasil na cerimônia de encerramento. “Foi um grande desafio e uma grande emoção para mim. Ser UNIDEP é motivo de orgulho”, completou.

O gerente pedagógico da Direção de Ensino do Grupo Afya, professor Me. Denny Almeida, salientou o envolvimento das unidades na organização do evento. “Foram quatro meses de organização, em que identificamos os temas de interesse dos nossos professores e, hoje, reunimos os melhores palestrantes, trazendo o que há de mais novo na Educação Superior. Nesta edição, realizamos um Naped Day ainda mais plural, agregando eixos como acessibilidade e diversidade, premissas essenciais para o Ensino Superior na atualidade”, evidenciou.

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Afya Educacional, Dr. Nicolau Esteves, enalteceu a evolução do Naped Day a cada nova edição. “Este é um momento que marca o Grupo Afya, pois com ele homenageamos os nossos docentes. São os nossos professores que, ao lado dos nossos colaboradores e alunos, representam a nossa razão de existir, pois vivem o dia a dia das nossas faculdades, levando conhecimento e educação a todas as regiões do nosso país. Grandes especialistas estiveram conosco, neste dia, nos apresentando exemplos e inspirações de diferentes partes do mundo”, salientou.

A cerimônia de abertura do Naped Day contou com a participação, ainda: de Denis Del Bianco, vice-presidente de Gente e Gestão da Afya; Marcia Sakai, diretora Executiva dos Cursos de Medicina do Grupo Afya Educacional; Joaquim José da Cunha, diretor Nacional de Graduação do Grupo Afya; e Janaína Borsagli, coordenadora de Ensino do Grupo Afya Educacional.

Ensinar é transformar e afetar

José Pacheco é educador português, antropogogo e pedagogista, especialista em leitura e escrita, e mestre em Ciências da Educação. Para ele, o professor deve ser um motivador da aprendizagem. “Devemos trabalhar ouvindo os alunos e construindo respostas a partir das suas dúvidas. Escolas não são prédios, são pessoas. Aprendemos com instrumentos de informações, mas, sobretudo, aprendemos quando alguém nos acompanha e incentiva, por isso o professor é indispensável. Não há ninguém que aprenda sozinho. O centro da aprendizagem é o vínculo; a aprendizagem é construída com amor, afeto e emoção”, evidenciou.

O professor José Pacheco também ressaltou que a aprendizagem deve ser construída a partir da realidade dos alunos e em diálogo com outros docentes. “Os professores precisam construir o conhecimento de acordo com a realidade de seus alunos – e, a partir disso, devem fazer escolhas teóricas para conduzir suas práticas. Afinal, o professor é sujeito de transformação, tanto para seus alunos quanto para outros professores. Ser professor não pode ser um ato solitário, pois ninguém ensina nada sozinho”, pontuou.

No encerramento, o diretor Nacional de Ensino do Grupo Afya, professor Luiz Cláudio Pereira, ressaltou o engajamento dos coordenadores de Napeds, diretores e coordenadores de cursos, que se envolveram e apoiaram a realização da programação. “A nossa aula precisa ter alma, ou seja, entusiasmo, afeto e diversão. Que o Naped Day tenha contribuído para que nossos professores busquem, cada vez mais, aulas e metodologias que possam inspirar e aproximar os nossos estudantes”, completou.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, falou sobre o significado de sediar o encerramento presencial do Naped Day pelo segundo ano consecutivo. “Nós, do UNIDEP, somos honrados e gratos por podermos contribuir com este dia maravilhoso. Hoje, acompanhando a diversidade desta programação, me peguei pensando sobre a relação entre educação e arte. Podemos ter certeza que essa é uma relação incrível, pois são duas instâncias que só têm significado porque emocionam. Sem o toque de almas e a humanidade, não há educação, tampouco há a transformação de vidas”, ressaltou.

Trabalhos UNIDEP apresentados no II Fipex

- DESMISTIFICANDO O PROTAGONISMO DISCENTE: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Professoras Keli Starck e Alcione Cappelin

- ROLE PLAYING GAME COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR             

Professoras Keli Starck e Alcione Cappelin

- "SUPERANDO" A INVISIBILIDADE SOCIAL

Professores Maurício Jacobi dos Santos e Anelícia Verônica Bombana Consoli

- RECURSO TEATRAL COMO FORMA DE INTERDISCIPLINARIEDADE NA DISCIPLINAS DE FISIOTERAPIA GERONTOFUNCIONAL E FISIOTERAPIA ONCOFUNCIONAL         

Professoras Luane Paula de Souza e Vanessa Tumelero

- A ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: UMA FORMA DE JOGAR BINGO E APRENDER              

Professoras Vanessa Tumelero, Luane Paula de Souza e Solange Bertol Copetti

- PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA REALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA               

Professoras Marilei Tarciane da Rosa e Leocadia Orsato Brufati Fagundes

- MAQUIAGEM ARTÍSTICA NA ANATOMIA           

Professoras Karin Carla Dos Santos Schmidt e Vanessa Tumelero

 - DIREITO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: A INTEDISCIPLINARIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPLEXOS    

Professores Angélica Socca Cesar Recuero, Murilo Henrique Garbin e Maurício Augusto Garbin

- CAPACITAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DAS UNIDADES DE SAÚDE           

Professores Marilei Tarciane da Rosa, Leocadia Orsato Brufati Fagundes, Lia Argenton e Jucimar Milan

Oficinas do UNIDEP ministradas no Naped Day

- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR

Professora Kelly Cristina Zavadski

- A IMPORTÂNCIA DA VALIDAÇÃO DO PROBLEMA PARA O PROCESSO DE INOVAÇÃO

Douglas Henrique Batista

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski e Lucas Calixto, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: