às 11:22:00

Comunidade é atendida na Clínica Escola de Odontologia

São 87 acadêmicos, do curso de Odontologia do UNIDEP, atuando com supervisão docente e atendendo a população de Pato Branco de forma gratuita

A Clínica Escola de Odontologia segue atendendo a comunidade interna e externa do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). Atualmente, são 87 estudantes, dos 5º e 7º períodos, atuando sob supervisão docente. Entre os atendimentos ofertados estão limpezas, restaurações, clareamento, radiografias, tratamento de canal, próteses, extrações, biópsias, avaliações e orientações. Para agendar um horário, basta ligar ou chamar no (46) 3220-3088 (telefone e WhatsApp). Os atendimentos são gratuitos, com exceção para a prótese, cujos materiais são oferecidos a preço de custo à população.

Segundo a coordenadora do curso de Odontologia do UNIDEP, professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, os acadêmicos atuam na Clínica Escola por meio de disciplinas específicas de Estágio, que são as Clínicas Integradas. “Aqui, os alunos aprendem na prática não somente as técnicas, mas sim o atender e o acolher. Estimulamos em nossos alunos um olhar humano a todo paciente que chega. Então, não é uma formação só do profissional, mas é uma formação do acadêmico enquanto pessoa. Com isso, contribuímos com a qualidade da saúde bucal e também geral da população, de forma humanizada”, comenta.  

A acadêmica do 5º período de Odontologia, Vitoria Maria Schoenberger, conta como está sendo a experiência de estagiar na Clínica Escola. “Está sendo um divisor de águas na minha vida e na minha experiência acadêmica, porque me proporcionou a entender melhor as áreas que eu gosto e ter esse contato com o paciente, que é algo muito importante, pois é uma relação de confiança e afeto que a gente acaba criando com eles”, pontua.

Para a acadêmica do 5º período, Thaís da Cunha Silva, a vivência prática está fazendo a diferença na sua formação. “Tem sido algo muito importante, pois é muito bom você conseguir enxergar a teoria na prática. Esse contato com o paciente faz com que o coração fique mais quentinho, a gente consegue ver realmente que aquilo que é nosso sonho está se tornando realidade”, ressalta.

Paciente da Clínica Escola desde o mês de março, Rosane Sanguanini, moradora do Bairro São Francisco, enaltece a qualidade do atendimento. “Os alunos, com orientação dos professores dentistas, nos tratam muito bem, com muito carinho, dedicação e cuidado. Está sendo uma experiência ótima, muito mais que num consultório convencional”, diz.

Quem também está sendo atendida pela Clínica Escola de Odontologia é Amanda Roberta Sampaio, acadêmica do 1º período do curso de Estética e Cosmética do UNIDEP. “É muito bom ter a oportunidade de ser atendida pelos alunos da mesma Instituição em que eu estou estudando. Aqui, o atendimento é muito personalizado, por exemplo, tem algumas coisas que eu não tinha feito em nenhum outro consultório, como uma avaliação de todos os meus dentes, um por um”, conta. 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: