às 17:24:00

Professora e egressa de Psicologia faz Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde

Suzane Skura está pesquisando a presença de depressão, ansiedade e estresse em mulheres diagnosticadas com HIV na região Sudoeste do Paraná

A egressa e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Suzane Skura, foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na linha de pesquisa “Fisiopatologia das doenças transmissíveis e não transmissíveis”. Sob orientação da professora Dra. Lirane Elize Defante Ferreto, ela estudará a presença de depressão, ansiedade e estresse em mulheres diagnosticadas com HIV, na região Sudoeste do Paraná.

Segundo Suzane, apesar dos avanços terapêuticos significativos e das extensas campanhas de conscientização pública voltadas à prevenção da infecção pelo HIV, a doença ainda é considerada um problema de saúde pública global. “O HIV é uma doença que afeta não apenas os aspectos físicos das pessoas que foram diagnosticadas, mas também a saúde mental. Diante disso, minha escolha pelo tema envolve a relevância do estudo para auxiliar a atuação de profissionais de saúde, além de compreender a presença de depressão, ansiedade e estresse em pacientes mulheres diagnosticadas, bem como a relação entre as variáveis e, assim, promover um programa direcionado à prevenção e reabilitação”, completa.

Para ela, que integrou a primeira turma do Semear - Programa de Desenvolvimento de Identidade Docente do UNIDEP, o Mestrado representa uma conquista especial. “Ingressar no Mestrado significa realização e responsabilidade. O sonho de ser mestre sempre foi um objetivo pessoal, voltado ao aperfeiçoamento de meus conhecimentos adquiridos ao longo da jornada acadêmica. Também torna-se uma responsabilidade, pois desejo fortalecer minha atuação enquanto educadora e retribuir aos que me possibilitaram chegar até aqui”, destaca.

Além de lecionar no curso de Psicologia, Suzane também coordena o Serviço de Psicologia do UNIDEP, que oferta atendimentos à comunidade interna e externa da IES. Ela possui MBA em Desenvolvimento de Pessoas e, no momento, cursa a Pós-Graduação em Avaliação Psicológica do UNIDEP. “Antes mesmo de cursar Psicologia, estive envolvida em projetos de Pesquisa e Graduação na área da Educação, Saúde e Direitos Humanos. No decorrer da Pós-Graduação, tive a oportunidade de participar do Programa Semear, por meio do qual revivi o desejo de ser docente”, conclui.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: