às 17:44:00

UNIDEP destina 6,8 toneladas de donativos para entidades da região

A arrecadação é resultado do engajamento de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada da região, que participaram da Maratona do Conhecimento 2022

No dia 04 de novembro aconteceu a Maratona do Conhecimento do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), que reuniu 800 alunos de 13 colégios de Pato Branco e região, dos 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os participantes arrecadaram 6,8 toneladas de donativos, entre alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e fraldas geriátricas. O material arrecadado foi doado a entidades das cidades de origem das escolas, cuja distribuição ocorreu em parceria com o Rotary Club Pato Branco Vila Nova e demais clubes de Rotary.

As escolas vencedoras desta edição foram destaques na arrecadação. O Colégio Sesi Pato Branco arrecadou 1,7 tonelada, e o Colégio Estadual Professora Hercília França do Nascimento, de Mangueirinha, somou 1,1 tonelada. As arrecadações integraram uma das estações da competição, cuja participação e o trabalho em equipe evidenciaram o engajamento dos alunos. “Essa experiência oportunizou que os estudantes valorizassem o trabalho coletivo, desenvolvendo habilidades e competências importantes que vão além da sala de aula, contribuindo para a vida enquanto alunos, cidadãos e futuros profissionais”, destaca Lucas de Andrade, orientador pedagógico do Colégio Sesi de Pato Branco.

A organização do colégio foi fundamental para que os alunos se engajassem e arrecadassem um número tão expressivo de donativos. “A metodologia do Colégio Sesi prioriza os trabalhos colaborativos. Assim, os alunos se organizaram por setores e entraram em contato com gerentes de supermercados e farmácias, e a partir disso elaboraram uma gincana interna para arrecadação de fraldas, realizando também uma parceria com o Teatro Sesi, no qual o ingresso dos espetáculos foi 1kg de alimento”, ressalta.

Lucas conta, ainda, que a importância da ação está relacionada à formação humanizada oportunizada aos estudantes. “O ponto de partida da arrecadação foi ajudar quem precisava, e contribuir com a formação de cidadãos preparados para o mundo e a realidade da vida social. A atividade proposta pelo UNIDEP oportunizou que as ações que ensinamos dentro da sala de aula fossem colocadas em prática”, evidencia.

Para a diretora do Colégio Estadual Professora Hercília França do Nascimento, Francieli Jaqueline Noll Della Vechia, a participação dos alunos na Maratona superou as expectativas. “Foi notório o protagonismo, a liderança e o comprometimento do trabalho em equipe. Conseguimos perceber que a missão da escola, em tempo integral, se efetivou de forma satisfatória na formação de jovens autônomos, solidários e competentes”, conta.

Segundo ela, a quantidade de donativos arrecadados decorreu da mobilização, empenho e divulgação protagonizada pelos alunos. “A equipe organizou-se em pequenos grupos e buscou parcerias com o comércio local (mercados, cooperativas, lojas, entre outros). Também fizeram grandes divulgações em mídias locais e redes sociais, mobilizando toda a comunidade para contribuir”, finaliza.

“Com a Maratona do Conhecimento celebramos o compromisso da juventude com a sociedade, pois através das oficinas que os estudantes participaram ao longo dos últimos meses e das provas que ocorreram na final, conseguimos perceber que estamos fazendo a diferença na formação de jovens responsáveis com o desenvolvimento do nosso país e com o futuro do nosso planeta”, enaltece a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol.

A Maratona

Nesta edição, a Maratona do Conhecimento teve a temática “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e baseou-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11. As equipes participantes, compostas por alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, desenvolveram soluções criativas e inovadoras para tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Ao todo, 13 colégios participaram, das cidades de Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara do Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Pato Branco, São Lourenço do Oeste e Vitorino.

Na final, as equipes competiram em quatro estações: Responsabilidade social; Competição de robótica; Dinâmica de grupo; e Seção de Pitches. Os colégios vencedores da rede pública de ensino foram: 1º lugar - Colégio Estadual Professora Hercilia França do Nascimento (Mangueirinha); 2º lugar - Colégio Estadual de Pato Branco (Equipe Pato IA); 3º lugar - Colégio Estadual de Pato Branco (Equipe Intelectus). Na rede privada, o vencedor, pelo segundo ano consecutivo, foi o Colégio Sesi.

A Maratona iniciou em setembro e promoveu oficinas sobre criatividade, arduino, soft skills, pitche, sustentabilidade e responsabilidade social em cada colégio participante.

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: