Associação dos Haitianos e UNIDEP celebram parceria

Os imigrantes haitianos Marcelin Pierre e Abelandy Thelot agradeceram o apoio do UNIDEP em um momento de muita emoção partilhado com a reitora Ornella Bertuol

Na noite de última quinta-feira (23/09), a reitora do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), professora Ornella Bertuol, recebeu membros da Organização Universal para o Desenvolvimento Sociocultural (Oudes) e da Associação dos Haitianos de Pato Branco, Marcelin Pierre e Abelandy Thelot, que agradeceram o apoio que o UNIDEP tem destinado aos imigrantes haitianos. Além de bolsas de estudo, a IES tem realizado diferentes projetos de inclusão e práticas de acolhimento voltados à comunidade haitiana.

Marcelin Pierre, que preside a Associação dos Haitianos de Pato Branco, destaca a postura do UNIDEP ao contribuir para que os haitianos possam estudar e ter um futuro melhor. “Nós da Oudes sabemos valorizar essa parceira que é a chave de sucesso para muitas vidas, por isso entregamos uma placa simbólica à professora Ornella, como forma de agradecimento. Há muitas outras coisas que o UNIDEP faz por nós, juntamente com seus alunos e professores, por isso sabemos que sempre podemos contar com a Instituição”, salienta.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enfatiza que o envolvimento com causas da comunidade é uma característica que faz parte da história do UNIDEP. “Para nós, a responsabilidade de uma instituição de ensino superior vai muito além de formar ótimos profissionais: desejamos colaborar para formação de excelentes cidadãos, que se engajem nas atividades da sociedade e possam, verdadeiramente, transformar a realidade, para melhor”, destaca.

Ela também ressalta o apoio destinado à Oudes. “O apoio aos projetos da Oudes e o subsídio institucional à formação dos haitianos é uma maneira de acolher esse povo, que já faz parte da comunidade pato-branquense. Receber o reconhecimento pelo o que fazemos é um estímulo para continuarmos participando, ativamente, do desenvolvimento social da (nossa linda) cidade de Pato Branco”, completa.