às 20:50:00

Projeto Tênis para a Vida é lançado no UNIDEP

União entre Associação de Tênis de Pato Branco (Pato Tênis), UNIDEP e Secretaria de Assistência Social está oportunizando que crianças e adolescentes atendidos pelo CREAS possam conhecer e praticar a modalidade, além de participarem de um cronograma multidisciplinar de atividades desenvolvidas pelos cursos do Centro Universitário

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) abraçou mais uma modalidade esportiva: a Associação de Tênis de Pato Branco (Pato Tênis). Além das quadras de tênis do complexo esportivo da IES, as equipes de base e rendimento, assim como os participantes do projeto social Tênis para a Vida, contam com o suporte de alunos e professores dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia, entre outros. O lançamento do Tênis para a Vida, iniciativa que conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pato Branco, aconteceu na tarde desta quarta-feira (25/08), reunindo autoridades e crianças participantes do projeto.

A presidente da Associação de Tênis de Pato Branco, Dayane Cirino, falou sobre a contribuição da modalidade para o futuro dos participantes do projeto. “O tênis está oportunizando que as nossas histórias se cruzem com as de dezenas de crianças. A partir disso, escreveremos uma nova história de carinho, respeito e oportunidades, para que possamos construir ou reconstruir sonhos e objetivos. O tênis me trouxe muitas coisas, me ensinou sobre respeito, foco e a nunca desistir. Esse é um esporte que transforma vidas, por isso, agradecemos ao UNIDEP e à Secretaria de Assistência Social por permitirem que esse projeto social se tornasse realidade”, enalteceu.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destacou o envolvimento de alunos e professores da IES em práticas de estágio e extensão como essa, que fortalece  o trabalho voluntário ligado a causas sociais, movimento capaz de transformar realidades. “A palavra é gratidão, pois poder participar do Tênis para a Vida é contribuir para a prática voluntária em nossa cidade. Aqui no UNIDEP, costumamos dizer que transformamos vidas pela educação, pois formamos pessoas capazes de mudar a sociedade. Por isso, envolver nossos alunos e professores em projetos sociais, é um privilégio e uma forma de educação humanizada, pois além de profissionais, formamos cidadãos. Que essas crianças e adolescentes sintam-se acolhidos e amados a cada treino e momento que tiverem no UNIDEP”, enfatizou.

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, salientou a importância da união entre UNIDEP, Prefeitura e Associação de Tênis de Pato Branco para realização do projeto. “Trabalhamos para oportunizar dignidade, respeito e oportunidades. Nosso projeto para o esporte de Pato Branco é audacioso, e toda vez que envolvemos o UNIDEP em nossas iniciativas, sabemos que a sociedade será beneficiada, por isso os pato-branquenses são gratos pela contribuição que essa instituição de ensino oferta à população. Quando se faz um projeto como esse, envolvendo crianças que nunca tiveram a oportunidade de conhecer o tênis, estamos contribuindo para o futuro de Pato Branco”, reforçou.

Entre as ações que os cursos do UNIDEP ofertarão junto ao Pato Tênis e ao projeto social Tênis para a Vida, estão previstas: Psicologia - psicologia do esporte; Educação Física e Fisioterapia - análise e acompanhamento do desenvolvimento físico, bem-estar, prevenção e reabilitação de lesões; Enfermagem, Odontologia e Medicina - diagnóstico situacional e orientação em cuidados de saúde, acompanhamento vacinal, saúde bucal, entre outros. A organização ocorre por meio da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI).

Esporte que transforma vidas 

O Projeto Tênis para a Vida oportuniza a prática do esporte a crianças e adolescentes com idade entre 10 e 18 anos, atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Os jovens residem nos bairros Alvorada, Amadori, Bela Vista, Bonato, Centro, Fraron, Jardim Floresta, Santo Antônio, São Cristóvão, São João Veneza, e também na comunidade de Fazenda da Barra.

A secretária municipal de Assistência Social, Barbara Slonski Delboni Padoan, destacou a representatividade do trabalho realizado pelo CREAS, voltado para o futuro e desenvolvimento de crianças e adolescentes de Pato Branco. “Temos uma equipe formada por pessoas engajadas, que juntamente com a Associação de Tênis de Pato Branco e com o UNIDEP tornaram esse projeto possível. A iniciativa já é um sucesso pela soma de diferentes entidades, que atuam para trazer oportunidades para essas e para as outras crianças que ainda farão parte do projeto. Podem sempre contar conosco”, frisou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche, ressaltou o momento vivido pelo esporte de Pato Branco, em que diferentes modalidades estão unidas e trabalhando com o mesmo propósito: levar o nome da cidade aos mais diferentes patamares. “Apoiamos a organização das modalidades esportivas para que tenham destaque e representatividade em âmbito estadual e nacional. Como egresso do UNIDEP, agradeço a oportunidade de voltar à instituição e presenciar esse movimento em prol da valorização do esporte”, reforçou.

O vereador Lindomar Brandão também marcou presença, representando a Câmara de Vereadores, e destacou a importância da iniciativa. “Esse é mais um dos excelentes projetos na área esportiva  realizado em Pato Branco e, por meio dele, iremos colher bons frutos num futuro muito próximo. Agradeço ao UNIDEP por abraçar mais esse projeto em nossa cidade, especialmente pela integração entre Assistência Social e Esporte, união que, certamente, fará a diferença na vida das crianças atendidas, bem como para as próximas gerações”, completou.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: