Professora do UNIDEP foi finalista de prêmio nacional

Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”, promovido pelo Semesp, busca reconhecer práticas docentes que promovam inovação na educação brasileira

A professora e intérprete de Libras, Ma. Luciana de Freitas Bica, foi finalista do Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”, promovido pelo Semesp. A iniciativa busca reconhecer profissionais que trabalham em prol da inovação da educação superior brasileira. Nesse sentido, o projeto “Curso de Extensão: Libras no Campo da Saúde”, representou o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) na categoria educador.

Luciana enaltece que realizar um curso de extensão em Libras, exclusivamente para área da saúde, para profissionais vinculados à gestão pública, foi uma grande inovação. “O curso aconteceu em 2020, em meio à pandemia do Covid-19, em que as aulas ocorreram em Regime Especial de Aprendizagem Remota (REAR), sendo ministradas por dois docentes, baseadas em metodologias de aprendizagem ativa”, pontua.

O curso teve participação de 54 alunos, entre médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e acadêmicos de cursos da área da saúde, o que motivou o atendimento humanizado de pessoas surdas em espaços de promoção à saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “A partir de relatos de acadêmicos do curso de Medicina, identificamos que a oferta da disciplina de Libras, em um semestre, seria insuficiente para uma comunicação efetiva com a população surda. Hoje, temos acadêmicos fazendo atendimentos em Libras, em diferentes campos de atuação da saúde”, salienta.

Ofertado pela Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI), entre os meses de setembro e novembro de 2020, o curso de extensão contou com material didático exclusivo, organizado pela professora Luciana de Freitas Bica, pela professora Ma. Flávia Magela Rezende Ferreira, do Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (UNIPTAN) e pelo professor Heron Rodrigues da Silva, formado em Educação Física e Letras Libras Licenciatura e surdo.

A Pró-Reitora Acadêmica do UNIDEP, professora Carla Maria Ruedell, ressalta que no UNIDEP um importante valor é a inovação. “Nossos professores são convidados a repensar sua prática docente introduzindo conteúdos, abordagens, metodologias e avaliações inovadoras. Na área da extensão, não poderia ser diferente, por isso que o projeto “Curso de Extensão: Libras no Campo da Saúde”, foi exitoso em sua proposta e alcançou uma posição entre as finalistas do Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”, promovido pelo Semesp. Além disso, difundir a Libras é um compromisso social e integra a formação humanizada do UNIDEP”, ressaltou.

A divulgação do resultado do Prêmio “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” aconteceu nesta sexta-feira, 20 de agosto, em que o Centro Universitário Uninovafapi venceu na categoria “Ações junto à comunidade”, representando o Grupo Afya Educacional entre os vencedores.

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP