às 13:30:00

Gincana Cultural integra calouros e veteranos

Programação realizada de 02 a 11 de agosto, promoveu momentos de confraternização, acolhendo os novos alunos, ingressantes no segundo semestre de 2021

Na última semana, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou uma série de atividades de recepção aos alunos ingressantes do segundo semestre de 2021. A “Gincana Cultural” envolveu alunos e professores em momentos de integração entre calouros e veteranos, acolhendo os novos estudantes e oportunizando o estímulo ao pertencimento entre cursos e setores. Os vencedores foram os cursos de Fisioterapia (1º lugar), Psicologia (2º lugar) e Ciências Contábeis (3º lugar).

A programação foi promovida pela Pró-Reitoria de Graduação, com o apoio do Programa de Atendimento ao Discente (Padis), Núcleo de Educação a Distância (NEaD), coordenações de cursos e, contou com a condução técnica da Coordenação do curso de Educação Física. O coordenador do curso, professor Pablo Aurélio Dourado, explica qual foi o intuito da gincana e de que forma ela foi organizada para promover acolhimento e integração para os novos alunos.

“O principal propósito da Gincana Cultural foi oportunizar a integração e as boas-vindas aos calouros. O senso de pertencimento em nossa Instituição é muito importante e valioso. Nesse sentido, como a chegada à universidade marca uma nova fase na vida dos jovens acadêmicos, pensamos em realizar algumas atividades que apresentassem o UNIDEP e, em simultâneo, proporcionassem momentos especiais. A gincana foi organizada por uma equipe multidisciplinar, pensando em atender todos de maneira igual e, principalmente, divertida”, conta o professor Pablo.

Para coordenadora do Padis, Jaqueline Bernardi Ferreira, momentos como estes contribuem para a integração entre veteranos, calouros e professores, despertando o fortalecimento de vínculos por meio do encantamento. “Receber novos acadêmicos no Ensino Superior, para nós educadores, é sempre um momento de muita emoção e responsabilidade. São profissionais, com objetivos, metas, expectativas e, acima de tudo, pessoas que buscam a realização de um sonho”, destacou.

Jaqueline lembra, ainda, que práticas como essa fazem parte da missão da IES. “Promover atividades de integração, pertencimento e acolhimento, é de extrema relevância para toda a comunidade acadêmica.  Estas oportunidades nos permitem reforçar o compromisso de gerar e fortalecer vínculos, encantar e demonstrar que, mesmo sendo uma intuição de grande porte, proporcionamos ao nosso acadêmico um ambiente de proximidade, onde ele sabe que pode contar com colegas, professores e colaboradores, para além da formação técnica”, reforçou. 

Programação

A Gincana Cultural contou com uma semana de atividades, tendo início no primeiro dia de aula, 02 de agosto, encerrando na noite de 11/08, Dia do Estudante. As primeiras atividades envolveram a construção de uma bandeira do curso e um convite à participação da campanha de doação de sangue no Hemonúcleo de Pato Branco.

No dia 09/08, foi realizada uma atividade em que os calouros deveriam tirar selfies em frente aos principais pontos do UNDIEP. No dia 10/08, foi realizada uma atividade de torta na cara, envolvendo os calouros e os coordenadores de cada curso. No dia 11/08, aconteceu o EstuDay UNIDEP, uma live cultural com sorteios, música, palestra sobre empreendedorismo e inovação, além do lançamento do Startup Garage.

Resultado da Gincana

Classificação Geral

1º lugar: Fisioterapia - 32 pontos: 15% desconto na mensalidade do mês subsequente a divulgação do resultado (para ingressantes 2021/2)

2º lugar: Psicologia - 23 pontos: 10% desconto na mensalidade do mês subsequente a divulgação do resultado (para ingressantes 2021/2)

3º lugar: Ciências Contábeis - 20 pontos: 5% desconto na mensalidade do mês subsequente a divulgação do resultado (para ingressantes 2021/2).

 

Prova da selfie:

1º lugar: Psicologia - 15 pontos

2º lugar: Fisioterapia - 12 pontos

3º lugar: Ciências Contábeis - 8 pontos

4º lugar: Enfermagem - 5 pontos.

 

Prova da torta na cara:

1º lugar: Fisioterapia - 15 pontos

2º lugar: Ciências Contábeis - 12 pontos

3º lugar: Psicologia - 8 pontos.

 

Prova da Bandeira:

1º lugar: Fisioterapia - 5 pontos.

 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: