às 10:30:00

UNIDEP realiza colações de ADS, PP e Nutrição

Cerimônias aconteceram no último sábado, 07 de agosto de 2021

No último sábado (07/08), a Reitoria do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou as cerimônias de colação de grau dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nutrição e Publicidade e Propaganda. Seguindo as orientações e protocolos de prevenção ao Covid-19, as solenidades aconteceram com público reduzido, sendo transmitidas ao vivo, no canal do UNIDEP no YouTube.

A paraninfa do curso de Nutrição, professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, mencionou os aprendizados e a superação da turma durante a pandemia. “Não foi e não está sendo fácil viver esta fase, mas, meus queridos afilhados, tenho certeza, que viver este momento permitiu um aprendizado extraordinário que fez e fará toda diferença na vida profissional e pessoal de vocês. Por tudo o que vocês construíram nesses últimos anos, voem e busquem seu lugar, mas se precisarem e assim desejarem, voltem, pois estaremos aqui!”, ressaltou.

A oradora do curso de Nutrição, a formanda Ana Paula Casagrande, destacou a importância da profissão para a sociedade. “Aprendemos desde o início da faculdade que o alimento não é feito somente de nutrientes, mas sim, de emoções, prazeres e lembranças. Nosso desafio é transformar doença em saúde, alimentação saudável em alimentação prazerosa, metas em objetivos alcançados e sonhos em realidade. Ser nutricionista é mais do que mudar a alimentação, é mudar estilos de vida, é nutrir o corpo e a mente para uma vida mais saudável e mais feliz”, disse.

A professora Ma. Jozieli Cardenal, paraninfa da turma de Publicidade e Propaganda, discorreu sobre a contribuição social da Comunicação para o desenvolvimento local e regional. “Não esqueçam, sempre que tiverem a oportunidade, de demonstrarem o papel social da Publicidade e da Propaganda e de semearem pequenas, porém genuínas e generosas, mudanças. Vivemos em um mundo ainda tão carente, que insiste em regredir. Então, lembrem-se: uma das funções dos pássaros também é semear e fazer a esperança renascer”, frisou.

A formanda do curso de Publicidade e Propaganda, Natália Festinalli, enalteceu as conquistas e desafios vividos pela turma durante a graduação. “Esse é um momento de comemorar o que cada um se tornou e representa hoje, aqui e agora. E, por falar no agora, eu também acho que orgulho é a palavra que representa esse agora. Tenho orgulho da turma de Publicidade e Propaganda que encerra o seu ciclo hoje”, disse.

O professor homenageado pelos formandos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Lucas Agnaldo de Miranda Correia, falou sobre resiliência diante dos desafios impostos pela sociedade e pela profissão. “Por mais difícil que seja, precisamos de resiliência para nos adaptarmos às mudanças, superarmos obstáculos ou resistirmos à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros. Todos vocês foram resilientes e adaptaram-se para adquirir conhecimento, para o bem de todos. Tudo valeu a pena, vocês são vencedores”, destacou.

Emanuel Martins, orador da turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, agradeceu aos professores e à coordenação do curso pela caminhada trilhada no decorrer da graduação. “Somos gratos pelas vivências e experiências durante esse período que passamos juntos e, principalmente, pela oportunidade de tornarmos nosso sonho realidade. Aos professores, nossos mais sinceros agradecimentos, não só por terem compartilhado seus conhecimentos, mas também por nos apoiarem e orientarem em nossos projetos de vida”, completou.

A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destacou a representatividade das cerimônias de colação de grau. “A Educação desempenha um papel fundamental na sociedade. Diante de uma pandemia, recebemos o desafio de não pararmos, porque esses jovens precisavam continuar. Não foi fácil, mas não paramos, fomos corajosos e resilientes. Como resultado, esses jovens estão concluindo a graduação no tempo certo. Que sejamos verdadeiros em nossos ofícios e possamos desempenhar o nosso propósito com amor, transformando vidas e fazendo a diferença”, concluiu.

 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: