às 19:39:00

Primeiro semestre contou com apresentações de TCCs

No primeiro semestre de 2021, sete cursos do UNIDEP realizaram bancas de apresentação de trabalhos de conclusão de curso, incluindo também projetos experimentais

Diversos cursos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizaram bancas de socialização dos trabalhos de conclusão de curso no final do semestre passado, reunindo professores, acadêmicos e familiares dos formandos. Entre eles, estão os cursos de Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Enfermagem, Nutrição e Publicidade e Propaganda.

Os TCCs do curso de Enfermagem tiveram temas distintos, dentre eles mortalidade infantil, violência doméstica, cuidados paliativos, gravidez na adolescência, educação sexual na adolescência, urgência e emergência, entre outros. “Foram temas riquíssimos e com potencial de aplicabilidade na sociedade, bem como publicação em revistas”, enaltece a coordenadora, professora Ma. Gisele Iopp Massafera.

Já nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, os trabalhos buscaram investigar e solucionar problemas reais do cotidiano. “Tivemos desde ensaios de novos materiais para utilização em concreto, passando pela proposta de um plano municipal de gerenciamento de resíduos da construção civil até um protótipo vibrotátil e visual para auxiliar deficientes auditivos na percepção de música. A engenharia visa solucionar problemas e criar novos produtos e os TCCs têm seguido esta linha de atuação”, comenta o coordenador dos cursos, professor Me. Ricardo Bertoncello.

No curso de Nutrição, houve a abordagem de todas as áreas de formação da graduação, desde a nutrição clínica (com destaque para a saúde da mulher, nutrição materno infantil, doenças crônicas não transmissíveis, doenças autoimunes e nutrição esportiva), até a tecnologia de alimentos. “O que nos chamou atenção, também, foram os trabalhos que abordam a pandemia do Covid-19. Os trabalhos serão encaminhados para publicação em revistas dentro do escopo da Nutrição e serão futuros projetos para cursos de pós-graduação e mestrado, interesse demonstrado pelos acadêmicos e acadêmicas, o que confirma o sentimento de amor e motivação ainda maior pela educação”, completa a coordenadora do curso, professora Ma. Anelise Jaeger Barancelli.

------------

 Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: