Professora de Contábeis tem dois artigos aprovados em periódicos da área

Recentemente, a professora Ma. Cristiane Canton teve dois trabalhos aprovados em revistas B1 e B3

A professora Ma. Cristiane Canton, do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), é autora de dois artigos aprovados recentemente nas revistas Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión, Qualis B1, e Desafio Online, Qualis B3. A primeira revista tem enfoque internacional, cujo trabalho foi elaborado em parceria com o professor Manuel José da Rocha Armada, Phd em Finanças, professor e atual presidente da Escola e Gestão da Universidade Do Minho (Portugal), um dos nomes mais relevantes da pesquisa na área financeira na Europa.

Os trabalhos, intitulados “Dificultad financiera y desempeño del mercado de las organizaciones latinoamericanas e “Volatilidade das ações e excesso de caixa em companhias listadas na bolsa de valores brasileira” versam sobre dificuldades financeiras, desempenho de mercado, finanças e crise, considerando ainda o contexto da América Latina. “Essas publicações podem auxiliar gestores na previsibilidade durante o processo de tomada de decisão e de avaliação do ambiente enquanto fontes de informações para os stakeholders. São temas que afetam diretamente as companhias, pois tanto a dificuldade financeira como o excesso de caixa podem ser repassados para as organizações que fazem parte da cadeia de valor, o que influencia fornecedores e clientes, bem como a sociedade”, avalia a professora.

Cristiane pontua que nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis o tratamento contábil segue o tópico principal da sobrevivência das empresas. “Nesse contexto, é intrínseco aos assuntos tratados nas disciplinas de Contabilidade Intermediária I e II, Tópicos da Contabilidade, e Contabilidade Fiscal e Tributária, a dificuldade financeira que as empresas podem enfrentar. Além disso, o tema principal dos estudos analisa uma cadeia de empresas brasileiras que negociam na Bolsa de Valores do Brasil e na América Latina, que são embasadas pela Lei das Sociedades por Ações”, explica.

Para Cristiane, a produção científica e a publicação em periódicos oportunizam espaços de análise, discussão, reflexão e socialização de comunidades de pesquisa. “A disseminação de produtos de pesquisa econômica nas disciplinas do país é uma plataforma para a formação de redes colaborativas dinâmicas entre várias comunidades e instituições da América Latina, sendo uma importante ferramenta no desenvolvimento científico da área contábil”, reforça.

O professor Ronaldo Bieber, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNIDEP, enaltece a importância do protagonismo docente, uma vez que o professor deve ser agente do conhecimento, motivando e compartilhando novos saberes com os acadêmicos. “Os docentes são a maior referência no campo de estudo, especialmente para quem ainda não possui contato com a prática profissional. Nesse sentido, os alunos precisam de referências positivas dentro da sua formação para adquirirem as habilidades e competências da profissão, em que o estímulo à pesquisa é uma fonte constante de crescimento e desenvolvimento de aprendizagem”, completa.