às 15:05:00

Docentes do UNIDEP apresentam 21 trabalhos no Naped Day

Na última sexta-feira (28/05), os professores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), juntamente com os docentes das demais unidades do Grupo Afya Educacional, vivenciaram a segunda edição do Naped Day. Foram 14 horas de programação, com a participação de 30 palestrantes. Entre os destaques da programação, a professora doutora Carla Tieppo, pioneira na aplicação da ciência do cérebro no desenvolvimento humano e organizacional, e o médico, professor e empresário Eugênio Mussak, que falou sobre inteligência emocional. À tarde, aconteceu o I Fórum Inter-Regional de Práticas Extraordinárias no Ensino Superior - Fipex Afya, que contou com 21 trabalhos de professores do UNIDEP.

As atividades foram divididas em três eixos: Ensino e aprendizagem do presencial à distância; Pensamento digital, inovação e tecnologias educacionais; e Educação além da sala de aula. A programação contou com 2.030 professores e colaboradores do Grupo Afya inscritos, 391 trabalhos submetidos no Fipex, 23 palestras e seis oficinas.

A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) do UNIDEP, professora Elisa Denardi Tessaro, destacou o envolvimento dos docentes no Naped Day, uma vez que além dos 21 trabalhos apresentados no Fipex, duas oficinas foram conduzidas por professoras da IES: uma sobre felicidade, com as professoras Carla Caldas Baumer e Kelly Zavadski, e outra sobre questões do Enade e metodologias ativas, com as professoras Graziela Scopel Borges e Leocádia Brufati Fagundes, representando o Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas de Aprendizagem (Gepmat).

“O engajamento dos nossos docentes foi muito expressivo, tanto no que se refere à participação das oficinas e webinares, quanto como palestrantes. Tivemos ótimos feedbacks sobre como os conteúdos abordados pelas nossas professoras contribuíram com outros professores e unidades que compõe o Grupo Afya. A nossa participação no Fipex, em que socializamos práticas exitosas de nossos professores, demonstrou que a inovação, a pesquisa e a motivação dos docentes para fazer "diferente" e tornar a sala de aula atrativa, bem como construir conhecimentos junto aos seus alunos durante a pandemia, foi um movimento notável, pois conseguimos nos reinventar a partir de excelentes práticas pedagógicas”, avalia Elisa.

O gerente pedagógico da Direção de Ensino do Grupo Afya, professor Me. Denny Almeida, destaca a importância da programação. “A pandemia nos mostrou a necessidade de transformarmos nossas práticas e o Naped Day existe exatamente para auxiliar o professor a se analisar, expandir seu conhecimento e redirecionar suas rotas de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a edição de 2021 surpreendeu pelos números e pela qualidade dos trabalhos apresentados no Fipex, pois mobilizou e envolveu, de forma expressiva, as 22 unidades que compõem o Grupo Afya Educacional. Isso também demonstra a evolução dos Napeds, o que refletiu na qualidade da programação, nas escolhas das palestras, oficinas e repercutiu na adesão do público”, completou.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: