às 14:44:00

Internacionalização reúne cursos de Estética do Brasil e Portugal

Bate-papo entre professoras e estudantes do curso de Estética e Cosmética do UNIDEP e do Agrupamento de Escola Verde Horizonte de Mação – Portugal aconteceu na última segunda-feira, 24 de maio

Na última segunda-feira (24/05), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu um webinar de internacionalização com o tema "Estética, partilha de saberes", que contou com a participação do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação, Portugal. O bate-papo teve mediação da coordenadora do curso de Estética e Cosmética do UNIDEP, professora Ma. Solange Maria Bertol Copetti e de Isabel Maria Gaia da Silva, professora do Agrupamento. Professores e alunos dos dois países também participaram, compartilhando suas experiências de ensino e profissionais.

De acordo com Solange, os assuntos apresentados pelas duas instituições versaram sobre temas atuais do mundo do trabalho. “Nosso evento objetivou uma partilha de saberes, comparando semelhanças e diferenças entre o ensino da Estética entre os dois países. As alunas compartilharam experiências vividas no seu processo de aprendizagem e tiraram dúvidas a respeito de como é vista a profissão em Portugal. As estudantes portuguesas, por sua vez, demonstraram muito interesse em compreender a forma como formamos o profissional esteticista, e declararam ter conhecimentos de que esta profissão está muito evoluída no Brasil”, disse.

Para ela, esses momentos de internacionalização são significativos para os estudantes da área de Estética e Cosmética. “Esses eventos despertam um interesse ainda maior pelo campo de atuação para o qual estão buscando a formação, uma vez que compreendem cada vez mais possibilidades, e que essas ultrapassam as barreiras geográficas. As alunas demonstraram muita curiosidade acerca de como é sua profissão além do Brasil”, contou.

O momento foi uma iniciativa do curso de Estética e Cosmética e do Setor de Internacionalização do UNIDEP, vinculado à Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI). O coordenador do Setor de Internacionalização, professor Me. Ricardo Bertoncello, evidencia que a troca de experiências entre estudantes dos dois países agrega importantes competências à formação dos alunos do UNIDEP. “Essas ações mostram aos nossos acadêmicos que estamos formando profissionais para atuar em qualquer parte do mundo, não se limitando à região ou ao país em que vivem. Também despertam o interesse de futuros alunos, que veem no UNIDEP a oportunidade de uma formação que abra portas para atuações internacionais”, disse.

Segundo ele, o Grupo Afya tem se posicionado frente a este movimento de internacionalização. “Todas as IES do grupo possuem o Setor de Internacionalização, algumas mais avançadas e outras em processo de consolidação. No início deste ano foi instituída uma Coordenação Nacional de Internacionalização, que visa unificar e institucionalizar as ações de internacionalização por todas as IES do grupo”, salientou.

Ricardo ressalta, ainda, a importância do intercâmbio cultural com o Agrupamento de Escola Verde Horizonte de Mação – Portugal. “A escola nos procurou depois que viu uma reportagem de outra ação de internacionalização que realizamos no ano passado com uma profissional de estética que atua na Irlanda. Embora o Brasil seja uma referência em termos de procedimentos estéticos no mundo todo, é de extrema importância para nossos alunos conhecer a realidade em outros países”, completou.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]


Fonte: