às 15:23:00

Colaboradores do UNIDEP recebem capacitação em primeiros socorros

Parceria entre o curso de Enfermagem, Padis e Gesta oportunizou um treinamento preventivo aos técnicos-administrativos

Na tarde desta terça-feira (27/04), os técnicos-administrativos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) receberam um treinamento de primeiros socorros, ministrado pelo curso de Enfermagem, em parceria com o Programa de Atendimento ao Discente (Padis) e o Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta). A formação foi conduzida por alunos do 7º período, por meio da disciplina de Práticas Integradas ao Cuidado de Paciente Grave.

Na ocasião, os acadêmicos Diandra Martelo, Luan Bilheri, Fernanda Veza e Júlia Sabrina dos Santos organizaram e ministraram as atividades, que contou com momentos instrutivos e práticos. A coordenadora do curso de Enfermagem e docente titular da disciplina, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, avaliou a importância do momento de integração entre o curso e setores institucionais para a oferta da capacitação aos colaboradores da IES. “Foi uma experiência riquíssima, confirmando a responsabilidade que temos enquanto profissionais da área da saúde em disseminar informações tão relevantes que previnem e salvam vidas”, pontuou.

Para ela, atividades como essa fazem a diferença na formação dos estudantes. “Nossos alunos conseguem colocar em prática o que aprendem na teoria, promovendo atividades de educação em saúde, área tão exercida pelo profissional enfermeiro. Para ministrar esses treinamentos eles precisaram de preparo, planejamento, organização e muito empenho. Isso, somado à dedicação e à aprendizagem, confirma que estamos oportunizando uma formação baseada em importantes competências, técnicas e comportamentais”, disse.

O acadêmico do 7º período do curso de Enfermagem, Luan Bilheri, explicou que o treinamento abordou situações que podem ocorrer no dia a dia do câmpus: engasgos, convulsões, crises de ansiedade, desmaios e parada cardíaca. “Com essa capacitação conseguimos, enquanto acadêmicos, utilizar esse momento para conciliar a teoria que vimos em sala de aula ao exercício da prática profissional. Como futuros enfermeiros, precisamos praticar atividades de educação em saúde, para podermos exercê-las com eficiência. Essa foi uma excelente oportunidade para isso”, comentou.

A coordenadora do Padis e do Gesta, Jaqueline Bernardi Ferreira, explicou que o treinamento ocorreu em três estações, respeitando todas as orientações de biossegurança preventivas ao Covid-19. “Cada estação abordou uma temática diferente dentro das ações de primeiros socorros. Em cada sala, houve um número reduzido de colaboradores, o que além de tornar o ambiente mais seguro, respeitando o distanciamento e as normas de segurança, também contribuiu para facilitar a dinâmica de aprendizagem, observação e prática dos conteúdos apresentados pelos alunos”, pontuou.

Jaqueline destacou, ainda, que o treinamento contemplou a postura do UNIDEP voltada à segurança e qualidade de vida dos colaboradores. “Proporcionar aos nossos funcionários uma oportunidade de vivência prática quanto ao atendimento de primeiros socorros é um compromisso institucional. Profissionalmente, estamos inseridos em um ambiente de grande fluxo de pessoas, em que situações adversas podem ocorrer. Ter nossos colaboradores preparados é uma importante medida de segurança e bem-estar”, frisou.

Ainda nesse sentido, nesta quinta-feira (29/04), a equipe de zeladoria do UNIDEP receberá uma capacitação direcionada, promovida pelo curso de Pedagogia, juntamente com o Padis e o Gesta.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: