às 12:42:00

Covid: treinamento de biossegurança reúne colaboradores e docentes

Professores e colaboradores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) participaram de um treinamento de biossegurança para prevenção ao Covid-19, ministrado pela professora e enfermeira Lia Argenton. Na ocasião, a importância do Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais da IES foi evidenciada, tanto na prática diária das funções administrativas, quanto na rotina pedagógica e no convívio, dentro e fora da sala de aula.

Na oportunidade, a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, explicou que o  retorno das atividades presenciais na Instituição está ocorrendo de forma gradativa. “Tivemos que recuar um pouco devido a situação que estamos vivenciando, mas sabemos que devemos adotar medidas preventivas permanentes. Esse momento de formação confirma o nosso papel enquanto docentes e colaboradores de uma instituição de ensino, pois todos aqui somos educadores e, portanto, temos o compromisso de levar boas práticas para os nossos alunos e colegas de trabalho. Que cada um de nós seja um ator do bem nessa luta contra o Covid-19”, pontuou.

Ornella também reforçou que o encontro contempla as diretrizes previstas no Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais, que pode ser acessado em: https://www.unidep.edu.br/protocolo. “Este documento traz orientações sobre todos os cuidados de biossegurança que devemos adotar. É um Protocolo vivo, que vem sendo atualizado de acordo com a situação pandêmica, visando atender às nossas necessidades de ensino. Todos devemos recorrer a ele nos momentos de dúvida, pois somos responsáveis pela nossa saúde e pela saúde do outro”, destacou Ornella. 

Orientações e cuidados para um retorno seguro

Entre os pontos abordados pela professora Lia, a utilização da máscara e a higienização frequente das mãos foram as principais práticas salientadas. O respeito às orientações de distanciamento também foi reiterado por Lia, postura que deve ser assumida por toda comunidade acadêmica, de forma consciente, primando pelo bem-estar coletivo. “Nesse sentido, diante de qualquer sintoma, a orientação é permanecer em casa, sem participar das atividades presenciais. Da mesma forma para aqueles que entrarem em contato com alguém sintomático”, pontuou Lia.

No caso dos professores e colaboradores, a postura orientativa deve ser permanente. “Precisamos dialogar com nossos alunos, evitando que eles desrespeitem as orientações de biossegurança, pois esse controle representa, sobretudo, um comportamento preventivo, pela saúde de nossos alunos e seus familiares. Ao nos depararmos com essas situações, é nosso papel estabelecer um vínculo de orientação com nossos acadêmicos e colegas, primando pela conscientização”, enalteceu a professora Lia.

O momento foi organizado pelo Comitê de Saúde para o Retorno às Atividades Presenciais do UNIDEP, coordenado pela professora Ma. Carla Caldas Baumer. “Estarmos todos aqui hoje, reunidos, só demonstra o quanto estamos sensibilizados em prol da a saúde e bem-estar de toda a comunidade acadêmica, bem como da sociedade. A mensagem que fica é: vamos nos cuidar!”, completou Carla.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: