às 12:32:00

Covid: professores de Medicina integram o planejamento municipal

Em encontro realizado nesta terça-feira (02/03) com o prefeito Robson Cantu e secretários municipais, docentes do UNIDEP se colocaram à disposição para integrar o planejamento municipal voltado ao combate da pandemia do novo coronavírus

Para somar forças às medidas adotadas pelo governo municipal voltadas à prevenção e combate ao Covid-19, na manhã desta terça-feira (02/03), professores do curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) reuniram-se com o prefeito Robson Cantu, com a secretária municipal de Saúde, Lilian Brandalise e com secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e docente da IES, professor Claudio Müller, com o objetivo de sugerir implementações de estratégias para o planejamento da municipalidade.

Participaram do encontro o coordenador do curso de Medicina, professor Me. Vilson Geraldo de Campos, juntamente com os docentes e médicos de Pato Branco, Alvaro Cesar Cattani, Maicon Nunes Loureiro e Rodrigo Akira Furukawa. Na ocasião, o  grupo de médicos se colocou à disposição para integrar e auxiliar o planejamento municipal voltado ao combate do coronavírus no município.

“A partir de agora, haverá uma série de novos encontros para que possamos discutir e planejar o combate à pandemia do Covid-19 em Pato Branco, abrangendo desde a atenção primária até os mais variados serviços de saúde. O envolvimento do curso de Medicina reforça o nosso compromisso  e responsabilidade com a comunidade, pois somos uma entidade que se preocupa com a promoção da saúde. Nessa parceria, auxiliaremos com recursos humanos e evidências científicas para que possamos, juntos, vencer esse momento pelo qual estamos passando”, reforça o coordenador do curso de Medicina, professor Vilson.

Pato Branco está mobilizada para vencer o Covid-19, uma vez que na últimas semanas o aumento expressivo dos casos colocou o sistema de saúde em alerta, chamando atenção para a superlotação nos leitos dos hospitais da cidade. Este é um dos momentos mais alarmantes em âmbito local desde março de 2020.

Vilson ressalta, ainda, a mobilização existente no UNIDEP, nos demais cursos da área da saúde e nas mais diversas áreas do conhecimento, uma vez que docentes, alunos e técnicos-administrativos estão envolvidos, de forma voluntária, em ações de combate e prevenção. “Estamos preocupados com o momento em que estamos vivendo e queremos, de alguma forma, ajudar, pois sabemos que devemos unir forças com a municipalidade para mudar a triste realidade que estamos enfrentando atualmente”, completa o professor. 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco

Contato: [email protected]


Fonte: