às 15:35:00

Professor do UNIDEP defende dissertação de Mestrado em Letras

É com imenso orgulho que o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) celebra a defesa de Mestrado do professor João Pedro Cardoso Faccio, docente dos cursos de Medicina e Publicidade e Propaganda, no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O professor João integrou a linha de pesquisa “Linguagem, cultura e sociedade”, em que foi orientado pelo professor Dr. Wellington Ricardo Fioruci. A defesa aconteceu na manhã de 1º de março e sua dissertação teve como base um diálogo entre o cinema e a literatura brasileira, com ênfase nos estudos dos signos da violência, da pobreza e da marginalidade como eixo temático fundamental em Rubem Fonseca e Rogério Sganzerla.

João é graduado em Letras e possui especialização em Semiótica. “Minha formação sempre foi embasada em estudar as artes que abordam o que se entende por "marginalidade", seja no cinema ou na literatura do Brasil. No mestrado, foi interessante observar que, mesmo que o trabalho tenha se pautado na arte – e não na realidade – e envolva os anos 1960 no Brasil, a exploração do abismo social por meio de uma estética do grotesco é algo muito recorrente na sociedade Brasileira em pleno 2021. Essa estética merece ser cada vez mais estudada”, destaca.

 Para João, a conquista do Mestrado representa uma grande realização em sua trajetória acadêmica. “Sinto que a titulação em mestre trouxe o combustível para seguir ainda mais profundamente na área, sobretudo na minha carreira docente, em que tenho o exemplo dos nossos alunos como importante inspiração”, avalia.

 Além de atuar nos cursos de Medicina e Publicidade e Propaganda, João leciona Língua Portuguesa para disciplinas Afya, por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD).

 ------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: