às 17:13:00

Começam as pesquisas do segundo edital de iniciação científica do UNIDEP

Na última semana, a Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) reuniu os professores e discentes selecionados no segundo edital voltado ao fomento da pesquisa acadêmica lançado pela Instituição. Ao todo, nesta edição foram contemplados dez projetos de pesquisa e iniciação científica, dos cursos de Direito, Engenharia Civil, Enfermagem e Medicina. Além da oferta de bolsas de estudo para alunos e professores, o edital previu a disponibilização de infraestrutura para o desenvolvimento dos projetos selecionados e a condição do desenvolvimento de estudos também de forma voluntária. Em 2020, outros sete trabalhos foram selecionados e estão em fase final.

A gestora da COPPEX, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, enaltece a importância do Edital de Seleção de Projetos para Concessão de Apoio à Pesquisa e à Iniciação Científica, uma vez que o mesmo concretiza a continuidade de investimentos voltados à pesquisa acadêmica. “É uma ação importantíssima do UNIDEP, que integra o Programa Institucional de Apoio à Pesquisa, à Inovação Tecnológica e à Extensão, o qual prevê a oferta de bolsas a docentes e discentes da IES e de recursos econômicos (infraestrutura e equipamentos institucionais, entre outros). Esse programa está alinhado à Política Institucional de Pesquisa prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que compreende a importância da pesquisa na e além da sala de aula", frisa. 

Para Marielle, investir em pesquisa significa acreditar na transformação da sociedade com base no conhecimento. “É estimular o potencial de docentes e discentes do UNIDEP oriundos de diferentes campos do conhecimento. É, verdadeiramente, compreender o reflexo altamente positivo da pesquisa no processo de formação acadêmico-profissional, no fortalecimento da carreira docente e na proposição de soluções para problemas reais. E, assim, agregar a Inovação à tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. É acreditar e investir na oferta de Ensino Superior de qualidade”, salienta.

A coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica do UNIDEP, professora Dra. Rafaela Macagnan, destaca a diversidade de temáticas e problemáticas abordadas pelos estudos selecionados. “Tivemos muitos trabalhos da área da saúde, que apresentaram temáticas diversas, abordando pesquisas básicas que poderão contribuir com tratamentos e procedimentos médicos, levantamento epidemiológico, além de pesquisas sobre a qualidade de atendimento em Pato Branco e percepção de áreas de atuação médica”, explica.

Na área da Engenharia Civil, o trabalho contemplado versa sobre uma alternativa para a redução e destinação correta de resíduos sólidos.  Na área de Ciências Sociais Aplicadas, o curso de Direito teve dois projetos aprovados, que abrangem a aplicação da segurança jurídica no transporte coletivo de Pato Branco e em inovações tecnológicas.

Conheça os projetos contemplados pelo Edital 012/2020 – COPPEX:

Medicina

- Determinação da atividade antimicrobiana de amostras de hidroxiapatita contendo prata e quitosana (Vidiany Aparecida Queiroz Santos; Aline Corrêa da Silva)

 - Qualidade do acompanhamento pré-natal de gestantes haitianas em Pato Branco - PR de 2015 a 2020 (Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues; Silvana Alberton; Debora Vitoria Galvan)

 - Ação do extrato do fruto de Morinda citrifolia no crescimento de isolados de Paracoccidioides in vitro (Rafaela Macagnan; Eduarda Pegoretti Pires)

- Análise da qualidade do acompanhamento do pré-natal em mulheres com sífilis gestacional (Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues; Silvana Alberton; Zennas Alice Soares de Castro)

O médico de família e comunidade sob a ótica de acadêmicos e médicos (Max Dobrovolski; Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues; Isadora Martignoni; Bruna Gustmam)

 - Levantamento do perfil epidemiológico da hanseníase em municípios do Sudoeste do Paraná  (Alana Mazzetti; Alessandra Cristina de Souza Lorenço Lima)

Enfermagem

- Educação na escola:  parasitoses, um assunto de criança (Celso Ferraz Bett; Valeria Aparecida Schuster)

Engenharia Civil

- Avalição física mecânica de traços de solo-cimento com incorporação de resíduos da construção civil (Tobias Jun Shimosaka; Natalí Fátima Agostini)

Direito

- Ir, vir, permanecer: o direito ao transporte no município de Pato Branco - PR (Eucléia Gonçalves dos Santos; João André Gondaki)

- Direito e tecnologia: diálogos entre as inovações tecnológicas e o ordenamento jurídico (Murilo Henrique Garbin; Eduardo Ernesto Obrzut Neto; Aline Monike Barão; Elisa Frigo Zago; Gabriel Maranoski Neto; Laura Maria Scatolin; Mariana Graeff; Thalia Zappello da Silva) 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: