às 10:10:00

Summit UNIDEP integrou Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão

Em sua segunda edição, a programação ocorreu de 03 a 05 de novembro, no formato remoto, integrando também o TecSUL 2021

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu, de 03 a 05 de novembro, o Summit UNIDEP 2021. O evento, promovido pela Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI) – agora Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) – buscou estimular a produção acadêmica e promover a difusão de conhecimento e cultura, por meio da publicação de resultados de ações de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão realizadas por discentes, docentes, técnicos-administrativos e egressos do UNIDEP. A programação também integrou o TecSUL 2021, que neste ano contou com o tema “Desafios e possibilidades da Sociedade 5.0”, sendo organizado Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, juntamente com apoiadores e parceiros.

A Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização do UNIDEP, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, evidencia os avanços obtidos nesta que foi a segunda edição do evento, afinal, foram 9 seções de Pesquisa, 6 seções de Extensão e 1 de Pitches, confirmando o engajamento de Coordenadores de Curso, professores, alunos e egressos. “Ficamos imensamente felizes com os resultados que obtivemos no Summit UNIDEP 2021. Tivemos um aumento da quantidade de trabalhos submetidos em relação ao número de trabalhos da primeira edição, que ocorreu em 2020. Isso já é um indicador muito importante, que confirma o envolvimento de nossos professores e alunos na socialização de resultados de pesquisas, ações extensionistas e de ideias e propostas de inovação”, ressalta.

A professora Marielle também enfatiza a qualidade das produções submetidas. “A produções indicam as ações que os cursos estão realizando. Também percebemos o avanço na qualidade das apresentações, que aconteceram ao vivo, de forma remota. Além disso tudo, realizar o Summit UNIDEP, alinhado com o TecSUL 2021, reforça a postura colaborativa do UNIDEP com o ecossistema de inovação regional. Ao fomentar o contexto no qual estamos inseridos, contribuímos para o fortalecimento das instituições que o compõem, como é o caso do UNIDEP”, avalia.

A Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica do UNIDEP, professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, evidencia que as seções de pesquisa foram compostas por uma grande diversidade de temas e tipos de estudos, como revisões integrativas, estudos ecológicos e epidemiológicos, estudos de caso, estudos experimentais e pesquisas aplicadas ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. “As seções foram organizadas por temas de pesquisa, o que possibilitou a interação entre acadêmicos e docentes de diferentes cursos e áreas do conhecimento. Os estudos apresentados foram resultados de projetos de iniciação científica e de pesquisa científica, trabalhos de conclusão de curso, estágios curriculares supervisionados e de disciplinas, evidenciando como os acadêmicos e docentes têm aproveitado as mais diversas oportunidades, curriculares e extracurriculares, para produzir conhecimento científico, fortalecendo cada vez mais o vínculo entre ensino e pesquisa”, pontua.

O professor do curso de Direito, Murilo Henrique Garbin, que auxiliou na organização do Summit, destaca que esta foi a primeira vez que o evento recebeu trabalhos na dimensão de Inovação, submetidos na qualidade de Modelos Sintéticos de Negócios. “Apesar de ser uma "novidade", a sessão, que se deu em formato de banca de pitches, foi extremamente proveitosa, reforçando o potencial da Instituição, de seus docentes, discentes e egressos no que tange à inovação em uma perspectiva interdisciplinar, madura e socialmente responsável. As áreas abrangidas pelos trabalhos apresentados foram: Direito, Enfermagem e Publicidade e Propaganda”, completa.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]


Fonte: