às 20:47:00

Jornada Acadêmica de Odontologia associa inovação e cidadania

Programação também integrou as ações do Novembro Vermelho, em que alunos e professores, juntamente com o Hospital do Câncer de Pato Branco, estão promovendo diversas atividades junto à população

De 08 a 11 de novembro, o curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu a II Jornada Acadêmica de Odontologia, com o tema “Experiências nos conectam ao futuro da Odontologia”. A programação contou com onze convidados, por meio de palestras e rodas de conversa, abordando também a realidade de profissionais que atuam nos Estados Unidos. Destaque, ainda, para os momentos voltados ao debate sobre câncer bucal, harmonização orofacial, inclusão de pessoas surdas, ortodontia e prótese digital.

A coordenadora do curso de Odontologia, professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, conta que a temática da Jornada Acadêmica buscou demonstrar que a Odontologia, assim como outras áreas do conhecimento, está em constante mudança. “Passamos por um marco histórico, pois já é possível ver com clareza e evidência as transformações para o mundo digital. Seja na utilização de imagens, moldagens ou acervo de dados. Por isso, conectamos nossos acadêmicos a essas experiências”, diz.

Segundo ela, essa edição apresentou diferentes formas de conexão acadêmica e profissional com o futuro. “Debatemos a empregabilidade e a internacionalização com dois cirurgiões dentistas. Abordamos também temas como prótese e ortodontia digital, até conexões humanas na inclusão de surdos, além do acolhimento e diferencial em todas as etapas do atendimento a pacientes oncológicos”, pontuou.

Christiana destaca, ainda, que a Jornada buscou demonstrar apresentar a relação, na prática, entre hard e soft skills. “Quando abordamos assuntos ligados a equipamentos modernos e sobre a tecnologia utilizada no mundo odontológico, vislumbramos as possibilidades das hard skills. Já as softs skills são evidenciadas  quando elucidamos a importância da formação profissional baseada no acolhimento, por meio do atendimento humanizado. Afinal, não basta estar atualizado para se conectar, é preciso envolver e respeitar as pessoas, por meio de princípios éticos e de cidadania”, evidenciou.

A programação também integrou as ações do Novembro Vermelho, em que alunos e professores, juntamente com o Hospital do Câncer de Pato Branco e Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, estão promovendo diversas atividades junto à população. Nesse sentido, as atividades contaram com a participação de dirigentes do Hospital, além de cirurgiões dentistas e demais profissionais de cidades da área de abrangência da Sétima Regional de Saúde, que acompanharam a programação via Zoom. Cerca de 190 pessoas participaram de forma remota.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: