às 13:35:00

Egressa de Publicidade e Propaganda conclui mestrado e estuda literacia digital

Caroline Vieira Neves também integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (GEPCOM) do UNIDEP, e celebra a defesa da dissertação de mestrado em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco

A egressa do curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Caroline Vieira Neves, defendeu sua dissertação de mestrado em 25 de outubro, no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco. O estudo intitulado “Literacia Digital dos Professores de Português do Ensino Médio” foi orientado pelo professor Dr. Edilson Pontarolo.

Segundo Caroline, foi no trabalho de conclusão de curso que ela começou a se interessar pelo tema, quando foi coautora do artigo “Muito além do entretenimento: a internet na busca pelo conhecimento e resgate da cultura local na infância”. Na ocasião, ela e demais colegas buscaram compreender a utilização de tablets educacionais na rede de ensino municipal de Pato Branco.

“Após esse trabalho e com a ampliação dos meios de comunicação comecei a me questionar sobre a utilização de aparelhos/ferramentas digitais em sala de aula, principalmente no Ensino Médio. Saindo do senso comum, percebemos que a utilização dessas ferramentas vai além de manuseá-las no cotidiano, pois, no ambiente escolar, as mesmas possibilitam ampliar o conhecimento e desenvolver diferentes formas de interação. Portanto, no mestrado foquei a formação inicial e continuada de professores que atuam em Colégios Estaduais de Pato Branco”, diz.

Para Caroline, o incentivo durante a graduação foi um diferencial para que ela ingressasse no mestrado. “Além dos projetos finais e do TCC, participamos de alguns congressos, como o Intercom. O mestrado me possibilitou ampliar o olhar sobre a ciências sociais aplicadas, pois foi nesse período que compreendi a contribuição de um grupo de estudos, da produção de artigos, a publicação em revistas científicas e em congressos (nacionais e internacionais), sobretudo a responsabilidade em desenvolvermos um bom trabalho e entregá-lo para a sociedade”, avalia.

Além de integrar o Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (GEPCOM) do UNIDEP, agora Caroline também dedica-se à sua formação docente, pois está cursando Pedagogia. “Me surpreendi no mestrado quando fiz estágio de docência e foi ali que me descobri professora. Por isso, iniciei outra graduação, em Pedagogia, a fim de aprender ainda mais e poder compreender sobre didática, metodologias de ensino e diferentes formas de avaliação”, conta.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Gelson Barbosa, aponta que a conquista de Caroline é motivo de orgulho. “Ver nossos egressos brilhando, reafirma o compromisso e a dedicação dos professores com a formação e o futuro dos nossos acadêmicos, sempre estimulando um olhar para pesquisa e o mercado. A Caroline, durante sua jornada acadêmica, sempre manifestou gosto pela pesquisa e, consequentemente, o desejo pela docência. A conclusão do mestrado coroou sua dedicação e empenho”, completa.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: João Witt, técnico dos Laboratórios de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

 


Fonte: