às 14:59:00

ADS firma parceria com o NTI para realização de Jornada Acadêmica

Programação ocorrerá durante o mês de novembro e busca mobilizar acadêmicos, professores e colaboradores de empresas que integram o NTI

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) firmou uma parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) para realização da “I Jornada Acadêmica de TI da UNIDEP: desafios e possibilidades no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação”, que acontecerá ao longo do mês de novembro. A iniciativa conta com o envolvimento da Coordenação do Curso, bem como dos acadêmicos Mateus dos Santos Moura e Evandro Gubert, enquanto integrantes da Comissão Organizadora.

Mateus explica que o evento busca promover momentos de troca de conhecimento entre professores e alunos do UNIDEP, a partir do diálogo com profissionais da área de TI que atuam em empresas associadas ao NTI. “Para nós, acadêmicos, esse momento de troca de experiências poderá contribuir para que possamos conhecer potencialidades de diferentes áreas do universo da Tecnologia da Informação no contexto local e regional”, frisa.

A parceria junto ao NTI envolve, ainda, a seleção, pelos membros da entidade, de colaboradores que trabalham na área para que integrem painéis temáticos do evento, juntamente com professores e alunos do UNIDEP. “As falas dos colaboradores do NTI objetivam apresentar aos estudantes pontos importantes acerca de diferentes temas, a partir da dinâmica de trabalho de sua profissão dentro de empresas aqui da região Sudoeste. Assim, os alunos terão um conhecimento mais aprofundado sobre um conhecimento aplicado à realidade das empresas”, comenta Mateus.

Para o presidente do Núcleo de Tecnologia de Informação de Pato Branco (NTI), Cleverson Brandelero, a iniciativa irá integrar profissionais, docentes e estudantes a processos inovativos, em prol do desenvolvimento de Pato Branco e região. “Essa jornada, que busca aproximar o meio acadêmico do setor de TI e demais áreas, resulta de um movimento que vem sendo construído há muito tempo. Porém, ainda precisamos aproximar a iniciativa privada da academia.  Afinal, as mudanças acontecem em uma velocidade muito rápida, o que requer uma postura voltada à inovação, por meio da busca por conhecimento e da realização de pesquisas. Nesse sentido, o NTI atua para fortalecer o setor, engajando os atores ativos nesse processo”, destaca.

O coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Justino Fontenelle Craveiro Neto, enaltece a iniciativa, uma vez que a mesma fortalece as relações da academia com o setor produtivo. “Este convênio nasceu pela motivação dos alunos em estabelecer contato com as empresas de TI da região, e encontra eco no interesse dos empresários. É um movimento que oportuniza aos alunos conhecerem problemas reais da sociedade e do mundo do trabalho”, ressalta.

Justino ressalta que os cursos de Tecnologia da Informação do UNIDEP têm, em sua essência, o estreitamento do relacionamento com a sociedade. “Nesse sentido, constantemente propomos ações para melhoria da qualidade de vida da sociedade, por meio da pesquisa e da aplicação da tecnologia a novas oportunidades de mercado. Esse convênio com o NTI soma-se à sinergia já existente em nossa IES, pois, certamente, será mais um instrumento para catalisar as ações dos acadêmicos com o meio produtivo”, completa.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: