às 10:24:00

Com cursos da saúde, UNIDEP marca presença no Outubro Rosa

Atividades itinerantes realizadas durante o mês de outubro estão levando saúde, bem-estar e qualidade de vida para mulheres pato-branquenses

No decorrer deste mês, os cursos da área da saúde do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI), estão participando das atividades da Campanha Outubro Rosa, dedicada à saúde da mulher e à prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. A programação é realizada pela Prefeitura de Pato Branco e pelo Grupo Gama, e o UNIDEP é um dos principais parceiros. As atividades estão sendo realizadas aos sábados, e somam-se a intervenções durante a semana em comunidades rurais, entre outros.  

Na cidade de Pato Branco, o movimento itinerante já aconteceu na Escola Municipal do Bairro Planalto (Caic) e na Praça Presidente Vargas. Neste sábado (23/10), das 09h às 16h, será a vez do Parque do Alvorecer e, das 13h30 às 16h30, do CEU das Artes e do Esporte receberem as ações. Participam professores e acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Psicologia.

A professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, coordenadora da COPPEXI, enaltece que os cursos do UNIDEP, por meio de seus alunos e docentes, estão conectados à iniciativa, contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar das mulheres atendidas, bem como de suas famílias.  “Nossa participação envolve atividades físicas e preventivas, que abrangem saúde mental, cuidados alimentares, higiene bucal, etc. Assim, nossos alunos são estimulados, desde muito cedo, a interagirem com os diferentes segmentos da nossa sociedade”, pontua.

Para ela, o UNIDEP confirma seu compromisso social por meio de práticas extensionistas. “​A inserção na comunidade e o atendimento às demandas da população constituem o UNIDEP historicamente. Buscamos uma formação humanizada, voltada para a partilha com a comunidade dos conhecimentos que nossos alunos constroem diariamente no UNIDEP. E, ao falarmos em partilha com a comunidade, estamos falando de extensão, esta que é uma das principais dimensões do Ensino Superior”, ressalta.

A professora Marielle complementa, ainda, que o engajamento dos alunos que participam de ações como o Outubro Rosa, a exemplo dos acadêmicos de Medicina, que no último sábado (16/10) contribuíram com atendimentos realizados em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS)  de Pato Branco, é muito positivo. “Isso nos reenergiza! A partir da promoção de educação, saúde e bem-estar, contribuímos para a construção de um mundo melhor, concretizando a visão institucional do UNIDEP. O sucesso da partilha de alunos e docentes com a comunidade é comprovado pelo engajamento da população nas ações propostas”, completa.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: