às 11:45:00

Sala InspirAÇÃO e Mostra de Práticas Encantadoras movimentam o UNIDEP

Programação ocorreu de 13 a 16 de outubro, com diversas atividades, incluindo a inauguração da Sala InspirAção e a realização da 1º Mostra de Práticas Encantadoras, envolvendo 48 trabalhos de professores e técnicos administrativos

Na última sexta-feira (15/10), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) celebrou o Dia do Professor e do Técnico Administrativos com diversas atividades que integraram a Semana de Desenvolvimento. Além da entrega da camiseta alusiva à campanha institucional “Ame o UNIDEP”, houve também a inauguração da Sala InspirAÇÃO, a socialização dos trabalhos da 1ª Mostra de Práticas Encantadoras, Momento Cultural e revelação dos colaboradores destaques da Campanha Jeito de Ser Afya 2021.

A programação, que teve como tema “Educador transformador”, aconteceu de 13 a 16 de outubro, sendo promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), pelo Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta) e pela Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI).

A professora Ornella Bertuol, Reitora do UNIDEP, falou sobre o significado da programação. “Hoje, 15 de outubro, é um dia muito especial, pois celebramos a escolha que fizemos para contribuir com a sociedade por meio da Educação. Sabemos que estamos inseridos no Sudoeste do Paraná, no Noroeste de Santa Catarina e em diferentes partes do mundo, a partir da atuação dos nossos egressos. Por isso, que estes momentos de partilha e inspiração nos reenergizem para seguirmos com a nossa missão, consolidando a filosofia que representa o que acreditamos, o que somos para os nossos alunos, para a sociedade e, sobretudo, o que somos enquanto UNIDEP”, destacou.

A Pró-Reitora de Graduação, professora Carla Ruedell, enfatizou a importância dos laços de afeto que compõem a relação entre professores e colaboradores do UNIDEP. “Vivemos momentos de intensa emoção e reflexão nos últimos dias, que reforçaram o quanto somos educadores transformadores, pois ao educar, também cuidamos, dos nossos alunos e dos nossos colegas de trabalho. Falamos de oportunidades, saúde mental, inovações, pesquisa, internacionalização e também de encantamento. Confirmamos o lindo trabalho que realizamos todos os dias, na vida de centenas de pessoas, dentro e fora da nossa IES”, enalteceu.

Atrações e novidades

De acordo com a professora Elisa Denardi Tessaro, que coordenou o Naped até a última sexta-feira (15/10), a sala de aula “InspirAÇÃO” representa um presente para docentes e acadêmicos. “O retorno, representado pela árvore ao centro da sala, simboliza a “vida”. Ao seu lado e abaixo dela, encontram-se as raízes para a construção do conhecimento na nossa Instituição de ensino, representados por teóricos que embasam diversos cursos ofertados no UNIDEP”, disse.  Estruturada para ser mais um espaço da IES voltado a metodologias ativas e experiências de aprendizagem, a sala homenageia Oswaldo Cruz, Ana Neri, Ruy Barbosa, Alan Tuting, Paulo Freire, Anna Freud e Adam Smith. Para saber mais sobre o local, acesse aqui.

Ao todo, 48 trabalhos foram inscritos na 1ª Mostra de Práticas Encantadoras, de autoria de docentes e técnicos administrativos, que compartilharam à comunidade acadêmica seus projetos, produções e ações realizadas no UNIDEP. As atividades foram organizadas em eixos temáticos, que versaram pelos valores institucionais: Foco no aluno; Gente é tudo pra gente; Qualidade; Espírito empreendedor; Ser apaixonado e Inovação.

 ------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: