às 13:44:00

Ex-prefeito de Pato Branco participa de bate-papo da Unati

Alceni Guerra, médico e político pato-branquense que atuou na criação do SUS, conversou com os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) nesta quarta-feira (09/09), respondendo perguntas e contando um pouco sobre sua trajetória profissional

Na manhã desta quarta-feira (09/09), os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), programa realizado pelo Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e Prefeitura de Pato Branco, tiveram um bate-papo virtual, pela plataforma Zoom, com o médico e político pato-branquense Alceni Guerra, ex-ministro da Saúde e ex-prefeito de Pato Branco.  

A conversa foi conduzida pela professora do UNIDEP e coordenadora da Unati, Ma. Glaer Gewehr, com a participação da coordenadora Adjunta de Extensão, Gisele Regina Parsianello. Na ocasião, foram tratados sobre diversos temas relacionados à saúde pública, com destaque para a pandemia do Covid-19 e seus desdobramentos perante a sociedade.  

O dr. Alceni se mostrou muito esperançoso para a criação de uma possível vacina e ressaltou a necessidade de que a flexibilização seja feita de maneira controlada, objetivando diminuir o contágio do vírus. “A flexibilização é inevitável, mas precisa ser feita com muito cuidado. Andar na rua sem máscara é uma irresponsabilidade criminosa”, explicou.  

O bate-papo contou com diversas perguntas realizadas pelos alunos da Unati, que foram respondidas pelo médico, em que ele relembrou seus tempos no Ministério da Saúde, de 1990 a 1992, quando atuou diretamente na criação do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando a importância do programa. 

“Um dia, salvei a vida de uma menina com pneumonia grave, e perguntei à mãe dela o porquê de ter demorado tanto a levá-la ao hospital. Ela me respondeu que não tinha condições, nem ninguém do bairro dela poderia ajudar. Nesse dia, nasceu o Ministro da Saúde. Quatorze anos depois, eu assinei, junto ao presidente Fernando Collor, a Lei Nº 8.080, que é a Lei do SUS, e considerei a grande façanha da minha vida”, contou.  

Além disso, ele também comentou sobre futuros projetos, em que está movendo esforços para realizar a implantação do SUS na África, buscando sempre levar a saúde ao maior número de pessoas possível. Alceni também destacou suas origens em Pato Branco, onde realizou atividades ligadas à medicina e também à política, sendo um dos responsáveis por inúmeros avanços na cidade.  

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: