às 19:04:00

Professores publicam estudo interdisciplinar sobre odontologia

Professora Dra. Christiana Almeida Salvador, em conjunto com outros docentes do UNIDEP, é coautora de capítulo do livro “Palavras e Silêncios na Odontologia Brasileira”, organizado por Emanuela Carla dos Santos

Os professores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, Me. Felipe Belmont Archetti, Luciana de Freitas Bica, Me. Ithalo Hespanhol de Souza e Dr. Wellington Lima, publicaram um capítulo no livro “Palavras e Silêncios na Odontologia Brasileira”, organizado por Emanuela Carla dos Santos. A obra discorre sobre a humanização na área da saúde e a necessidade de reflexão, reunindo artigos de pesquisadores, docentes e profissionais de diversas regiões do Brasil.  

O décimo quarto capítulo do livro, denominado “Obstáculos no Atendimento de Paciente Odontopediátrico Surdo: Relato de Caso”, foi escrito pelos docentes do UNIDEP. O capítulo trata das dificuldades no atendimento de pacientes surdos nas áreas da saúde, com foco no plano odontológico, além de trazer um caso sobre o assunto. Segundo a professora Dra. Christiana, que também é dentista, especializada em odontopediatria, há muito tempo se trabalha o acolhimento dos pacientes, mas encontram-se dificuldades em fazer isso sem comunicação. Nesse sentido, o estudo clínico envolveu um paciente surdo, em que o acolhimento e o atendimento humanizado foram problematizados a partir da Libras.  

Inicialmente, o capítulo foi um artigo publicado pelos professores adjuntos. “Antes de pensarmos em ser um capítulo de livro, o trabalho foi apresentado no Congresso Brasileiro de Odontopediatria, em Maceió, no ano de 2019. Esse trabalho multiprofissional envolveu depoimentos de surdos, além do atendimento do paciente pelos profissionais da saúde envolvidos e toda a interpretação e acolhimento da professora Luciana Bica, que é intérprete de Libras. Após isso, recebi o convite, como apresentadora do trabalho, para escrever o capítulo do livro, e prontamente todos os professores participaram”, conta a professora Christiana.  

Essa interdisciplinaridade, conforme pontuado por Christiana, é de extrema importância para a criação de um trabalho de qualidade. “Costumo dizer que duas cabeças pensam melhor do que uma, e isso, na Educação Superior, é supersaudável. As ideias se intensificam e podem tornar-se ações concretas, de maneira mais rápida e eficaz, já que cada um contribui com sua área de afinidade. Acredito nessa melhor resolutividade através da complementação das áreas”, destacou.  

Além disso, ter um capítulo publicado e produzido por professores do UNIDEP intensifica o compromisso da Instituição de levar o ensino para além da sala de aula, por meio do incentivo à prática associada à pesquisa. “Como Centro Universitário, temos um caminho a construir de publicação, pois, muitas vezes, fazemos coisas que deveriam ser publicadas, mas os projetos acabam por ser engavetados. Quando colocamos no papel nossas ações, também fortalecemos o nome da Instituição que fazemos parte. E, independente da linha de pesquisa de cada curso, trabalhar de forma interdisciplinar e intercursos é um fato corriqueiro no UNIDEP, que deve ser referenciado”, ressalta Christiana.  

A professora Christiana Almeida Salvador Lima é doutora em Ciências odontológicas, na área de Concentração em Clínicas Odontológicas, mestre em Odontologia, na área de Concentração em Dentística. Atua nos cursos de graduação em Medicina e Odontologia no UNIDEP e na pós-graduação Lato Sensu na BIONEP, além de ser coordenadora do curso de Odontologia do UNIDEP e coordenadora adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). Christiana já publicou outros dois capítulos de livros em 2020, sendo um sobre “Erosão Dental na Adolescência”, e outro sobre “Traumatismo Dentário em Criança de Baixa Idade”, e prevê a publicação de mais um, em parceria com o professor Wellington Lima, sobre “Bioética em Odontologia.  

A obra “Palavras e Silêncios na Odontologia Brasileira” pode ser acessada aqui.  

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: