às 20:40:00

Curso de Medicina integra o Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus

Comitê Gestor Municipal, instituído pela Secretaria de Saúde de Pato Branco, realiza encontros semanais e conta com a participação do acadêmico Adolfo Lagni Berlatto, estudante do 4º período do curso de Medicina do UNIDEP

O curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) possui representantes docentes e discentes no Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus, instituído pela Secretaria Municipal de Saúde e composto por membros do setor público, profissionais médicos, entre outros. Além do coordenador Vilson Geraldo de Campos, o acadêmico Adolfo Lagni Berlatto, do 4º período do curso de Medicina do UNIDEP, tem participado semanalmente dos encontros.  

“Eu represento o curso nas reuniões semanais do Comitê. A participação é importante, tanto dos médicos, como dos estudantes, pois nós seremos os futuros profissionais médicos e é importante estarmos ativos no que tange a saúde da sociedade. Participando dessas reuniões, consigo, se necessário, mostrar o ponto de vista de um estudante da área, assim como posso informar outros alunos sobre algum protocolo novo, mantendo a proximidade e diálogo entre poder público e comunidade acadêmica do UNIDEP”, conta Adolfo.  

Ele atua como segundo tesoureiro no Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro e enaltece a importância da participação discente junto a demandas que refletem na saúde da população, em que o protagonismo acadêmico ocorre dentro e fora da IES. “É de extrema importância estarmos informados sobre os assuntos dos comitês da área da saúde. Os alunos devem se mostrar interessados em todos os eventos relacionados à medicina local, afinal, estamos estudando para trabalhar com isso. Uma pandemia é um momento difícil para todos, por isso, é de suma importância tentarmos, de alguma forma, contribuir para a sociedade em que vivemos”, evidenciou.  

De acordo com Adolfo, os encontros do Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus acontecem nas terças-feiras, no Largo da Liberdade, em que a Secretaria Municipal de Saúde apresenta os dados sobre o Covid-19 em Pato Branco e região. Na sequência, ocorre a atualização do protocolo de ações, com intervenção, quando necessário, do prefeito Augustinho Zucchi, na secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho e profissionais médicos.  

A coordenação do curso de Medicina também tem contribuído com as ações do Comitê. No entanto, o professor Me. Vilson Geraldo de Campos, coordenador do curso, salienta a importância da atuação dos alunos junto à municipalidade, em prol do combate e prevenção ao Covid-19. “Nossos discentes estão mobilizados na disseminação das atividades preventivas ao coronavírus. Além disso, nosso ambulatório está em funcionamento em apoio ao atendimento da população de Pato Branco, oferecendo atendimentos em Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica e realizando pequenas cirurgias”, frisou.  

Para ele, esse tipo de experiência contribui na formação dos alunos. “A presença dos nossos alunos junto às reuniões semanais é importante para que tenham a experiência de vivenciar o comportamento do sistema de saúde perante uma situação de pandemia. Além disso, os discentes têm a possibilidade de acompanhar como o nosso curso está inserido no SUS e auxilia no atendimento aos pacientes do Sudoeste do Paraná”, pontuou o coordenador.  

A presidente do CA, Alini Zandonai, acadêmica do 6º período do curso de Medicina do UNIDEP, também avalia a representatividade dessa atuação junto à comunidade. “É fundamental ao Centro Acadêmico a possibilidade de espaços de atuação e opinião na sociedade. Especialmente na situação pela qual estamos passando, totalmente ligada ao nosso setor de atuação no futuro, o que implica para que tenhamos voz frente aos órgãos de combate ao Covid-19”, disse.      

Alini lembra, ainda, que o Centro Acadêmico vem realizando diversas atividades na tentativa de amenizar as fronteiras criadas pela pandemia. “Assim, promovendo cuidados com a saúde mental dos acadêmicos do curso de Medicina, estamos estimulando a realização de atividades em casa, por meio de desafios que envolvem a prática de atividades físicas, leituras, estudos e momentos em família. Além disso, visando auxiliar a sociedade, o CA vem apoiando e realizando diversas campanhas de doações à população carente do município de Pato Branco”, pontuou.

Paralelamente, o CA, assim como as Ligas do curso de Medicina do UNIDEP, promovem eventos, cursos, palestras e lives. “Nossa diretoria, ainda, vem participando de inúmeras reuniões e debates, em parceria com órgãos nacionais, buscando contribuir de maneira efetiva no combate ao Covid-19, bem como discutir o cenário da educação brasileira neste momento”, completou Alini.    

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco

Contato: [email protected]    


Fonte: