às 15:28:00

Alunos e coordenação da CPA publicam artigo na Forges

Atuação discente na Comissão Própria de Avaliação (CPA) oportunizou a publicação de artigo científico nos anais da 9ª Conferência Forges, evento internacional

Um dos pilares da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário de Pato Brando (UNIDEP) é a participação dos acadêmicos nas ações de mobilização discente. Nesse sentido, o coordenador da CPA, professor Me. Luiz Fernando Rigatti, orientou os alunos Djuliana Antonia Ribas, Mirian Alves Tagliari e Davi Donadel na elaboração do artigo científico intitulado “Estratégias aplicadas pela Comissão Própria de Avaliação para crescente adesão acadêmica e assertividade nos resultados de autoavaliação institucional”, publicado nos anais da 9ª Conferência Forges, promovida pelo Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa.  

Djuliana Antonia Ribas é egressa do curso de Engenharia Civil. Mirian Alves Tagliari formou-se recentemente em Nutrição. Davi Donadel, por sua vez, é acadêmico de Fisioterapia. O artigo foi elaborado no período em que eles integraram a CPA. Nesse sentido, o professor Luiz enaltece a importância do envolvimento discente, especialmente pelo engajamento científico e interdisciplinar, pois os estudantes representaram diferentes áreas do conhecimento e, ainda assim, construíram, juntos, um artigo voltado a sensibilizar a academia quanto a importância dos processos de autoavaliação.  

“Buscamos a compreensão da comunidade acadêmica frente aos processos de autoavaliação institucional, mostrando quais os impactos positivos nos resultados destes processos, especialmente quando os discentes apresentam maior conhecimento sobre esses assuntos. A participação efetiva dos nossos alunos na CPA é um dos pilares que dão sentido à formação dos processos de autoavaliação dentro da IES”, apontou o professor.  

Para ele, ainda, a publicação do artigo demonstra o engajamento e a liberdade que os alunos têm junto ao setor. “É extremamente importante que a CPA seja composta por representantes das mais variadas áreas do UNIDEP, assim garantindo maior paridade em prol de resultados reais e precisos, o que fomenta, às reitorias, dados para melhor tomada de decisão em busca do aprimoramento institucional contínuo. Eu, particularmente, fico extremamente feliz em poder trabalhar com alunos tão qualificados e conseguir contribuir com suas formações”, completou.  

Para saber mais sobre a 9ª Conferência Forges, realizada em novembro de 2019, acesse: https://www.aforges.org/9-conferencia-forges. Os anais, com a publicação do artigo representante do UNIDEP, foram divulgados recentemente.  

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: