às 07:00:00

UNIDEP celebra 20 anos de história

Em 31 de julho de 2000, a Faculdade de Pato Branco (FADEP) iniciou suas atividades educacionais. De lá para cá, as conquistas foram inúmeras, com destaque para a transformação em Centro Universitário (UNIDEP), em dezembro de 2019

Neste dia 31 de julho de 2020, o Centro Universitário de Pato Branco celebra 20 anos de uma história escrita por alunos, egressos, professores e funcionários. O compromisso com a Educação e com desenvolvimento social de toda região, confirma a missão por educar, empreender e inovar que moldou a trajetória do UNIDEP ao longo dessas duas décadas.  

Essa história começou em 1999, com a fundação da Associação Patobranquense de Ensino Superior. No ano seguinte, a Faculdade de Pato Branco (FADEP) iniciou suas atividades educacionais, por meio da Portaria 746/2000 do Ministério da Educação (MEC). No final de 2018, a FADEP foi adquirida pela NRE Educacional, o maior grupo de ensino na área médica do Brasil.  

Em 2019, a partir da união da NRE com a Medcel, nasceu a Afya Educacional, formada por instituições de ensino superior que atuam em várias regiões do país. Em dezembro do mesmo ano, a FADEP tornou-se Centro Universitário de Pato Branco, o UNIDEP, por meio da Portaria 2.146/2019, com conceito 5. Essa é a nota máxima de excelência educacional atribuída pelo MEC.  

“Nesses 20 anos, a contribuição do UNIDEP para o desenvolvimento social se deu pela inserção dos nossos quase 6 mil egressos no mercado de trabalho regional, o que refletiu na Educação, na Saúde e em vários outros setores do mundo dos negócios. Esse movimento é diário e contínuo, está nas práticas de estágio, extensão, pesquisa e responsabilidade social, que se concretizam e são fortalecidas por cada aluno, docente e colaborador que, em suas missões diárias, tornam essa história possível”, enaltece a Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol.  

Hoje, o UNIDEP oferta 18 cursos de graduação, em diversas áreas do conhecimento: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física - Bacharelado, Educação Física - Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Publicidade e Propaganda, Pedagogia e Psicologia.  

O Centro Universitário de Pato Branco destaca-se pela qualidade da infraestrutura ofertada a alunos e docentes – são mais de 60 mil metros quadrados de uma estrutura moderna, com blocos didáticos, salas de aula de metodologias ativas, laboratórios e clínicas –, bem como pelo currículo profissional e acadêmico dos seus professores. Hoje, a comunidade acadêmica do UNIDEP é composta por aproximadamente 2.800 estudantes, 120 técnicos-administrativos e 170 professores, sendo 100 deles mestres e doutores.  

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: