às 10:33:00

Em solenidade remota, UNIDEP realiza transição e posse das Reitorias

A professora Kelen Beatris Lessa Mânica transferiu o cargo de Reitora à professora Ornella Bertuol na tarde desta terça-feira (30). Com transmissão on-line, a solenidade reuniu docentes e colaboradores de diversas unidades do Grupo Afya Educacional

Nesta terça-feira, 30 de junho, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) viveu a cerimônia de transição e posse das Reitorias, em que a professora Kelen Beatris Lessa Mânica transferiu o cargo de Reitora para a professora Ornella Bertuol. A solenidade respeitou as orientações epidemiológicas de prevenção e combate ao Covid-19 e, por isso, foi transmitida via Zoom, reunindo on-line colaboradores e docentes do UNIDEP, bem como lideranças e diretoria da Afya Educacional, incluindo o presidente do Conselho de Administração do Grupo, Dr. Nicolau Esteves. A emoção tomou conta do momento, com depoimentos vindos de diferentes regiões do país, demonstrando que, apesar da distância física, o respeito e o afeto mantêm as histórias unidas – e constrói as novas.

Dos 23 anos de carreira profissional, a pato-branquense Ornella Bertuol dedicou 18 deles ao UNIDEP. Graduada em Agronomia, após o mestrado, em 2002, ingressou como docente na recém-criada Faculdade de Pato Branco (FADEP), como substituta em disciplinas no curso de Administração Rural. Com o tempo, vieram novas disciplinas, novos cursos, funções de gestão e, em 2010, logo após o nascimento do seu filho, a Direção Acadêmica.

“Chegar à Reitoria representa completar um ciclo do qual tenho muito orgulho, pois, todos os dias, procuro honrar a história que construí no UNIDEP. Darei continuidade a este novo momento que elevou as condições e o potencial educacional do nosso Centro Universitário de Pato Branco e, por isso, agradeço à Afya Educacional pela oportunidade e por ter reconhecido a minha trajetória”, enfatizou Ornella.

Ornella frisou, ainda, que no dia 31 de julho, o UNIDEP celebra 20 anos de história. “Essa trajetória foi construída por e para as pessoas. É muito importante, especialmente no momento sensível pelo qual a sociedade está passando, em que a incerteza dá voz a muitas das nossas inquietações, que nossos alunos e pais tenham a segurança que esta Instituição de Ensino Superior, o Centro Universitário de Pato Branco, é feito por pessoas que se dedicam, dia e noite, pela qualidade da Educação. São pessoas, muitas vezes anônimas, que têm, como principal propósito, o futuro das novas gerações e o desenvolvimento da sociedade. Elas dão vida a verdades, histórias, valores e a sonhos que, quando unidos, traduzem a nossa principal missão: cuidar das pessoas. Há 20 anos, fazemos isso. Há 20 anos, construímos sonhos. Há 20 anos, cuidamos uns dos outros. E assim seguiremos”, enalteceu, emocionada.

No caso de Kelen Beatris Lessa Mânica, que é natural de Pelotas, Rio Grande do Sul, são 21 anos dedicados à Educação, um ciclo que se finda, uma vez que ela escolheu trilhar um novo caminho, voltado a causas sociais. “Hoje, estou saindo do UNIDEP com o coração muito tranquilo, pois acredito no potencial do nosso Centro Universitário de Pato Branco e, sobretudo, na dedicação das pessoas que aqui permanecem. Embora não tenhamos mais o convívio diário, continuarei fazendo parte dessa família e sigo torcendo pelo sucesso de todos, pois tenho a certeza que o UNIDEP seguirá nos orgulhando, pois está nas melhores mãos”, disse.

Até chegar a Pato Branco, Kelen trilhou um longo caminho: na década de 1990, foi para o estado do Tocantins, onde trabalhou em diversos órgãos. Por gerenciar crises, se destacar na liderança e no relacionamento com as pessoas, sua trajetória chamou atenção do Grupo Afya Educacional, quando foi convidada a assumir a Direção da unidade de Araguaína (TO) e, em seguida, da unidade de Palmas (TO). Em 2018, aceitou o desafio de regressar ao Sul, assumindo a direção do UNIDEP.

“Agradeço, do fundo do meu coração, a cada pessoa que fez parte da minha história, que me oportunizou crescer e aprender os ensinamentos mais valiosos, que me moldaram enquanto profissional e ser humano. A lição mais valorosa que aprendi com cada uma delas, está na dádiva de partilhar e construir sonhos. É justamente isto que a Educação oportuniza: alcançar sonhos. Por isso, dediquei minha vida a ela”, salientou Kelen.

Integrando os diversos depoimentos e homenagens realizadas na ocasião, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Afya Educacional, Dr. Nicolau Esteves, enalteceu a trajetória de Kelen e Ornella. “Esse amor pelas pessoas que define a Kelen, traduz muito bem o que queremos na nossa equipe: o dom, o respeito e o carinho às pessoas. Como estamos aprendendo nos últimos meses, precisamos, cada vez mais, buscar novas oportunidades, novos caminhos, valorizando sempre o capital humano. Pessoas como a Kelen e a Ornella, assim como as suas equipes, me dão muita tranquilidade, porque confirmam que o futuro dos nossos alunos está garantindo, e que o nosso propósito enquanto Afya sairá desta pandemia muito mais fortalecido”, destacou.

A nova Reitoria do UNIDEP é composta por: Profa. Ma. Ornella Bertuol, Reitora; Profa. Ma. Carla Maria Ruedell, Pró-Reitora Acadêmica; Cláudia Roberta Facin, Pró-Reitora Administrativo-Financeira; e Profa. Ma. Carla Maria Wojcikiewicz Caldas Baumer, Coordenadora Acadêmica.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: