às 01:31:00

Integração entre UNIDEP e FMIT resulta em Webinar Interinstitucional

No mês de maio, aconteceu o I Webinar Interinstitucional entre a Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) e o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). O evento contou com a participação da professora do UNIDEP, Me. Beatriz Zanon Harnisch Radaelli, e da Dra. Marileia Chaves Andrade

Reunindo quase 300 acadêmicos dos cursos de Medicina e Fisioterapia, o I Webinar Interinstitucional do grupo Afya, entre o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e a Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT), aconteceu em 21 de maio e abordou dois temas principais: “Ventilação mecânica nos pacientes com Covid-19”, com a Ma. Beatriz Zanon Harnisch Radaelli, professora dos cursos de Medicina e Fisioterapia do UNIDEP; e “Aspectos imunológicos na Covid-19: ênfase em patogênese, diagnóstico e perspectivas terapêuticas”, com Marileia Chaves Andrade, doutora em Imunologia, que possui pós-doutorado em Imunologia de Hepatopatias, na Espanha.

Abordar um tema tão importante em meio à pandemia do Covid-19, envolvendo outra Instituição de Ensino Superior do grupo Afya e participantes de diferentes gerações do país, foi uma experiência gratificante para a professora Ma. Beatriz Zanon Harnisch Radaelli. “Falar sobre ventilação mecânica nos pacientes com Covid-19 é um tema de extrema relevância e a abordagem foi um desafio, já que as publicações científicas e informações atualizadas relacionadas ao tema são inúmeras e publicadas semanalmente nos melhores periódicos científicos da área. A participação em um evento desta magnitude, interinstitucional da Afya, foi de imensa relevância para mim enquanto professora e profissional da área da saúde (fisioterapeuta)”, relata.

A coordenadora adjunta de Extensão do UNIDEP, professora Ma. Gisele Regina Parsianello, ressalta a importância desse tipo de prática extensionista e de diálogo com a comunidade, especialmente os eventos no formato on-line que estão mobilizando a comunidade acadêmica neste período de isolamento social e prevenção. “No momento atual, no que tange a educação e as práticas de extensão do UNIDEP, a transmissão de informações se tornou essencial, especialmente no formato on-line, através de webinares e outras ferramentas para que as pessoas sejam beneficiadas e tenham acesso às atualizações. Esse formato tem como objetivo romper as fronteiras e disseminar conhecimento com diferentes IES e públicos variados”, completa Gisele.

------------

Matéria: Cristiane Fernanda Dorigon, acadêmica do 7° período de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: