às 02:18:00

Curso de Enfermagem convida presidente do Coren para aula que abordou a história da profissão

Na noite de 08 de junho, o primeiro período do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) teve uma aula diferente na disciplina de História e Teorias de Enfermagem. Isso porque a professora Ma. Gisele Iopp Massafera, coordenadora do curso e responsável pela disciplina, convidou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren), Simone Aparecida Peruzzo, para um bate-papo com os alunos.

Na ocasião, Simone falou sobre a criação e atuação dos conselhos ligados à área da Enfermagem, tais como Coren, Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). “A fala de Simone foi fundamental, também porque ela enalteceu a trajetória de lutas e conquistas da classe profissional e ressaltou a importância da valorização do enfermeiro, especialmente no momento em que estamos vivendo, no cenário atual de pandemia”, disse Gisele.

Para Gisele, esses momentos de reflexão são importantes para a formação do profissional enfermeiro. “Na ementa da disciplina já consta esse módulo sobre os conselhos de saúde, por isso, é importantíssimo o aluno de enfermagem conhecer para quê serve, como atua e como a enfermagem é vista hoje em contexto nacional. O aluno, desde o início, deve saber o que determina a atuação profissional, os regimentos, a legislação, enfim, tudo o que envolve a classe profissional”, pontuou.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]



Fonte: