Egresso de ADS é novo gerente de Marketing da Viasoft

Eduardo Harthecopf, egresso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UNIDEP, celebra sua nomeação ao cargo de gerente de Marketing da empresa de software Viasoft

É com orgulho que o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) comemora a nova conquista do egresso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eduardo Harthecopf: seu novo cargo como gerente de Marketing da empresa Viasoft. Atualmente, Eduardo cursa Master of Business Administration (MBA) em Marketing, pela Universidade de São Paulo (USP).

Eduardo contou como foi sua trajetória acadêmica e profissional, até a conquista da vaga de gerente de Marketing: “minha primeira escolha profissional foi Engenharia Civil, mas depois de um tempo, percebi que não era essa a minha vocação. Então, iniciei minha carreira em uma empresa de software pato-branquense, chamada Gentus Sistemas Médicos. Foi lá que tive meu primeiro contato com desenvolvimento de software, e lá fiquei por 2 anos e meio, trabalhando na área de suporte e implantação”, explicou.

“Em abril de 2015, fui convidado a fazer parte do time de Analistas de Testes da vertical Agrotitan, que atende o setor de agronegócio na Viasoft. Neste mesmo ano, ingressei no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no UNIDEP, que na época ainda se chamava FADEP. De Analista de Testes, minha primeira escalada foi para Analista de Qualidade, onde eu inicialmente trabalhava desenvolvendo processos de testes. Depois, iniciei um grande projeto de implantação de testes automatizados, ainda na vertical Agrotitan. Até então, eu estava focando em uma carreira de analista”, esclareceu Eduardo.

De acordo com Eduardo, foi a partir de 2017 que sua carreira direcionou-se para o Marketing. “Em meados de 2017, fui convidado a compor a equipe de operações do grupo Viasoft. Foi uma mudança gigantesca na minha vida profissional, pois nessa equipe fui responsável por vários projetos. Foi aí que comecei a voltar minha carreira para o Marketing”, pontuou.

Conforme Eduardo, o apoio recebido na empresa foi fundamental para sua trajetória. “Recebi uma mentoria de dois grandes profissionais, do vice-presidente Comercial e Marketing, Fábio Scabeni e da diretora de Pessoas e Performance, Flávia de Sá, que foram essenciais para meu crescimento, pois evoluí 5 anos em 12 meses. Agora, em novembro de 2020, recebi a promoção como gerente de Marketing, em que sou responsável por toda a área, de todas as empresas do grupo. Conto com uma equipe muito competente e madura, eles me ajudaram a chegar onde cheguei até agora”, evidenciou.

Eduardo destacou como sua formação foi importante para estar apto a assumir o cargo. “Sinto que minha formação acadêmica foi extremamente importante, pois ADS é um curso que abre muitas possibilidades. Quando se trabalha como analista, você tem a chance de conhecer muito sobre negócio de vários setores, e isso foi fundamental para mim, pois hoje faço MBA em Marketing e vejo que saber de negócio é tão importante quanto saber a teoria do Marketing. Sem falar que foi no UNIDEP que conheci meu sócio, Evandro Poncio, também egresso de ADS, em um business na área de Marketing, que mantenho em paralelo com as atividades da Viasoft. Minha formação abriu portas para que eu escolhesse o caminho que eu queria seguir, e hoje isso reflete totalmente na minha criatividade e no meu perfil de gestor”, ressaltou.