às 15:00:00

Equipe UNIDEP aborda inovação, saúde e bem-estar

O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (07/12), buscou evidenciar o trabalho realizado pelos colaboradores do UNIDEP ao longo de 2020, por meio de palestras sobre inovação, saúde e bem-estar

Na noite desta segunda-feira (07/12), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou o evento “Equipe UNIDEP - Inovação, Saúde e Bem-Estar”. O encontro foi uma iniciativa do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (GESTA) e Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX), e objetivou fortalecer a união construída pelos colaboradores da Instituição ao longo do ano, valorizando o trabalho realizado por cada um. A programação contou com apoio, ainda, do Sebrae/PR. 

O evento iniciou com uma apresentação cultural, comandada pela professora Vivi Lyra. Às 19h, o professor Dr. Sérgio Paes de Barros, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) comandou uma conversa sobre "O Trabalho Docente, Saúde e Qualidade de Vida". Às 20h, o diretor de Investimentos, Edson Mackeenzy, conduziu uma palestra sobre "Professor Anjo: os professores do Vale do Silício, a importância do Smart Money e das redes de contato". Durante o encontro, também foram anunciados os três colaboradores destaques de 2020: Rosilane Maria Svidzinski, Rosi Martins Gemza e Luciana Rotini.

Conforme a Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol Antunes, a Instituição se reinventou para superar os desafios vivenciados durante o ano. “Esse foi um ano desafiador, mas gostaria de destacar como cada um de nós, docentes e colaboradores do UNIDEP, profissionais da educação, nos superamos. De todos os setores impactados pela pandemia, este foi o que mais se reinventou. É por isso que o tema desse encontro versa sobre a inovação, que é a marca de 2020. Inovação, resiliência e família, talvez sejam as três palavras que marcaram esse ano”, ressaltou.

Ornella destacou como os colaboradores trabalharam unidos para transformar as dificuldades em resultados. “É impossível não ressaltar todas as conquistas que tivemos em 2020, e que só foram possíveis porque somos o UNIDEP: uma família de profissionais focados nos mesmos objetivos, e com amor pelo o que fazemos. Em meio a tantos desafios, nós, como Instituição, melhoramos muito na qualidade de atuação e nossos colaboradores, em meio a tantas dificuldades, conseguiram dar a volta por cima e aprender com cada uma delas”, enfatizou.

Saúde e bem-estar

Segundo o professor Dr. Sérgio Paes de Barros, da UTFPR, o cansaço causado pela situação mundial atual é determinante para o desempenho profissional das pessoas. “Saúde mental é todo o conjunto emocional que nós temos e que precisamos lidar para conseguir entregar desempenho e as relações humanas. Vivemos uma época em que o estresse generalizado não pode mais ser mapeado, ainda mais nesse momento em que vivemos. Estamos em um momento de uma grande sensação de cansaço, e o cansaço prolongado, faz com que nos sintamos menos capazes”, alertou.

Sérgio destacou que, ao depararmos com dificuldades, devemos saber lidar com o estresse causado e procurar possíveis soluções. “Cada um de nós possui um sistema de estresse que nos ajuda, ao mesmo tempo que nos cansa. Devemos saber como isso funciona e tentar manejar essa sensação. O que devemos pensar é no que fazer e como reagir àquilo que fazem com a gente, mesmo que pensar em qualidade de vida e em novos projetos, no meio de um terremoto de estresse, não seja algo fácil”, salientou.

Inovação na Educação

De acordo com o diretor de investimentos Edson Mackeenzy, a docência é uma profissão que revela-se no compartilhamento de conhecimento, e constitui uma troca constante entre professor e aluno. “Nós, enquanto professores e educadores que compartilham conhecimento com os alunos, devemos estar sempre abertos à humildade intelectual. A humildade acontece quando nos abrimos e entendemos que, quanto mais aproveitarmos a oportunidade de compartilhar conhecimento, mais o próprio conhecimento se multiplica”, evidenciou.

Edson ressaltou, ainda, como o mundo atual é composto por uma convergência de pensamentos construídos ao longo dos anos. “Quanto mais nós nos desenvolvemos e nos conectamos, mais a gente se abre para o novo. A questão é que nós somos seres do século XX, educados por pessoas que nasceram no século XIX, e que convivem com pessoas do século XXI. Hoje, temos três grandes gerações convivendo com algo absolutamente novo”, pontuou.

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: