às 19:37:00

Odontologia desenvolve projetos integradores

Os projetos, que acontecem nas disciplinas de Projeto Integrador I e Projeto Integrador II, têm como foco a saúde bucal da primeira infância e da comunidade acadêmica do UNIDEP

Neste semestre, o curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está promovendo mais uma edição do Projeto Integrador. O projeto atualmente está sendo realizado sob o comando da professora Rosângela Aparecida Bonissoni, nas disciplinas de Projeto Integrador I, do 2º período, que tem como foco a saúde na primeira infância e Projeto Integrador II, do 4º período, que volta-se à saúde bucal na comunidade acadêmica do UNIDEP.

O trabalho realizado pelo 2º período contou com a participação das disciplinas de Cariologia, ministrada pela professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, e Epidemiologia e Bioestatística, ministrada pela professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, e busca orientar sobre cuidados com a saúde desde a gestação, aleitamento materno, introdução alimentar seguindo até os 6 anos de idade. Já o 4º período contou com a disciplina de Saúde Coletiva I, também ministrada pela professora  Graciela, e objetiva promover a saúde bucal dos professores, colaboradores e acadêmicos do UNIDEP.

Entre as participações, destaca-se a do professor Me. Marcelo Jeam Marini, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UNIDEP, que orientou os acadêmicos do 2º período acerca das mídias sociais. Além disso, o 4º período contou com a presença do coordenador do setor de Internacionalização do UNIDEP, professor Me. Ricardo Bertoncello, que ressaltou a importância do empreendedorismo.

Conforme a coordenadora do curso de Odontologia no UNIDEP, professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, projetos como esse representam o compromisso da Instituição em promover uma formação mais completa e humanizada. “O Projeto Integrador, como o próprio nome diz, integra os conhecimentos que o aluno vem adquirindo e as suas vivências pessoais, às necessidades da comunidade que o cerca”, destaca.

“Além do aluno estar trabalhando em equipe e buscando habilidades pessoais, também aprende, desde a graduação, a importância de atuar em comunidade, seu papel como transformador do meio em que vive, e sua responsabilidade como profissional de saúde. O Projeto Integrador trabalha liderança, proatividade e empatia, entre outras qualidades tão importantes nos tempos atuais”, enfatizou Christiana.

Segundo a professora do curso, Ma. Graciela Caroline Gregolin, o projeto comandado pelo 2º período, focado na Saúde na Primeira Infância, faz parte de um projeto maior, que ainda está em fase de elaboração e delineamento, e inclui ainda a participação dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Graciela ressaltou como essa integração entre diferentes áreas do conhecimento é essencial para a formação dos acadêmicos. 

“A integração acadêmica, passando pela interdisciplinaridade, e a busca constante pela transdisciplinaridade em nossas atividades, é essencial para o desenvolvimento integral do acadêmico, pois este passa a compreender os conteúdos, os fenômenos sociais e a atuação prática pela perspectiva do trabalho em equipe e da construção coletiva do conhecimento. O profissional que a sociedade necessita, sobretudo na área da saúde, é aquele que vê o mundo com uma visão ampliada e sensibilizada, e que busca constantemente fazer a diferença onde se encontra”, evidenciou Graciela.

Graciela destacou, ainda, como projetos como esse podem contribuir para a sociedade de alguma forma. “Ambos os projetos têm potencial significativo para a promoção da saúde, conscientização e busca pela transformação e mudanças de hábitos, uma vez que facilitam o acesso à informação sobre saúde bucal e qualidade de vida, que por vezes é negligenciada ou desconsiderada pelas pessoas”, concluiu.

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: