Clínica Escola de Odontologia inicia no primeiro semestre de 2021

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) anuncia a abertura da Clínica Escola do Curso de Odontologia, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2021. Mediante agendamento prévio, a comunidade interna e externa do UNIDEP poderá receber, de forma gratuita, serviços e atendimentos de avaliação diagnóstica, dentística e periodontia (gengiva).

Atuarão na Clínica Escola, sob supervisão de docentes do UNIDEP, acadêmicos a partir do 5º período, que já passaram por aprendizagem laboratorial e estão aptos ao atendimento ao público. Os alunos realizarão atividades de Clínica Integrada (dentística e periodontia), com oferta de limpeza, raspagem e tratamento periodontal, além de procedimentos de restaurações e clareamento. Alunos do 3º período realizarão atividades de triagem, acolhendo a população e organizando os direcionamentos dos pacientes.

A coordenadora do Curso de Odontologia do UNIDEP, professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, enaltece a importância da Clínica Escola e da experiência junto à população. “Trabalhar com pacientes, sob a supervisão de professores habilitados, conduz o trajeto profissional dos alunos, fortalecendo a aprendizagem que tiveram na teoria e na prática laboratorial. É o início de um novo ciclo, quando não só as habilidades técnicas serão exigidas, mas também o trabalho com o público, a humanização e a integralidade dos atendimentos”, frisa.

Christiana destaca que a Clínica contará com equipamentos modernos na avaliação diagnóstica, dispondo de infraestrutura digital, desde as radiografias até na anamnese clínica, com equipos (cadeiras odontológicas) interligados a sistema operacional odontológico e tablets. Destaque, ainda, para outros equipamentos de ponta: fotopolimerizadores, aparelhos de laser, aparelhos radiológicos digitais, equipos com jatos de bicarbonato, ultrassom, entre outros.

“Aqui, os alunos utilizarão tecnologias de ponta, mas, sobretudo, entenderão que o essencial é o ser humano, a recepção calorosa, o respeito e a ética profissional, em prol da construção conjunta de uma comunidade solidária. Formamos alunos com responsabilidade social e empatia aos problemas que o cercam, aptos a educar o paciente ao autocuidado. Queremos estimular e plantar sorrisos, de dentro para fora”, enfatiza a coordenadora.

A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol Antunes, reitera a importância do novo momento vivido pelo curso de Odontologia, somado à qualidade do corpo docente e da infraestrutura que o Centro Universitário oferta, condições que atendem, ainda, aos propósitos do Grupo Afya, referência nacional na oferta de cursos da área da Saúde. “Além disso, é importante enfatizar que, aliado ao aprendizado dos nossos alunos, os mesmos estarão contribuindo, de forma direta, para a qualidade de vida e bem-estar da população, o que confirma o nosso compromisso com a Educação regional e o nosso legado social, construído nesses 20 anos de história”, completa.

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP