Cursos do UNIDEP realizam apresentações de TCCs

No segundo semestre de 2020, onze cursos do UNIDEP realizaram bancas de apresentação de trabalhos de conclusão de curso, incluindo estágio supervisionado e projetos experimentais

Neste semestre, diversos cursos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizaram bancas de socialização dos trabalhos de conclusão de curso e estágios supervisionados, reunindo professores e acadêmicos. Entre eles, estão os cursos de Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Software e Publicidade e Propaganda.

O curso de Direito realizou as bancas de 30/11 a 03/12, com os acadêmicos do 10º período, na disciplina de TCC II. O coordenador adjunto do curso, professor Me. Eduardo Ernesto Obrzut Neto, destacou que os trabalhos abordaram vários segmentos do Direito. “Fechamos as atividades do semestre com a apresentação de excelentes trabalhos de conclusão de curso, com perspectivas bastante atuais e de grande relevância para o universo jurídico. Foram apresentados trabalhos em diversas áreas, como Direito de Família, Direito Previdenciário, Direito Penal e Direito Eletrônico”.

No dia 04/12, foi a vez do curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado apresentar os trabalhos das turmas do 8º período. Conforme o coordenador, professor Pablo Aurélio Dourado, as bancas marcaram a defesa de TCC da última turma de licenciatura do UNIDEP. “A última turma de Licenciatura em Educação Física realizou trabalhos focados em educação especial, desenvolvimento humano e ensino inclusivo, enquanto no Bacharelado, o foco ficou especialmente na área da saúde e alto desempenho”, pontuou.

Já no curso de Engenharia Civil, as bancas ocorreram nos dias 16 a 20 de novembro, com os acadêmicos do 10º período, na disciplina de TCC II. O coordenador, professor Me. Tobias Jun Shimosaka, ressaltou a importância da pesquisa na graduação. “O Trabalho de Conclusão de Curso dentro de um curso de engenharia aproxima muito o aluno da Pesquisa. O próprio formato da disciplina, que exige um artigo científico ao final, permite desenvolver o senso crítico discente. A disciplina fortalece o espírito da investigação científica e incentiva o aperfeiçoamento e desenvolvimento de tecnologias, além de estimular a inovação”, enfatizou.

O curso de Engenharia Elétrica realizou as apresentações nos dias 16 a 18 de novembro. Segundo o coordenador do curso, professor Me. Ricardo Bertoncello, os trabalhos foram em sua maioria, práticos. “A maior parte dos trabalhos refere-se a aplicações práticas, que resolvem problemas do cotidiano ou desenvolvem novas aplicações. Um exemplo é o trabalho que desenvolveu um conversor Braille para alfabetização de pessoas com deficiência visual, com um viés educacional e de inclusão. Outro exemplo é o trabalho desenvolvimento de um kit educacional para crianças, que também tem um propósito educacional”, realçou.

No curso de Fisioterapia, as bancas ocorreram no dia 27/11. De acordo com o coordenador, professor Me. Michel Henrique Baumer, foram apresentados 38 artigos relacionados ao TCC. “Os trabalhos versaram sobre temas diversos da reabilitação. Por conta das restrições impostas pela pandemia, muitos deles tiveram que ser convertidos em revisões de literatura, uma vez que os cenários onde as pesquisas seriam aplicadas estavam com restrições de uso. Vários trabalhos de campo apresentaram resultados fantásticos, principalmente por precisarem ser adaptados muitas vezes para que pudessem ser colocados em prática, tendo em vista o contexto no qual a sociedade se encontra”, pontua.

O curso de Pedagogia realizou a apresentação dos TCC’s com os acadêmicos do 8º período, nos dias 30/11 e 01/12. A coordenadora do curso, professora Ma. Marcia Ionara Eichstadt Piovezani, destacou o caráter interdisciplinar dos trabalhos. “Os trabalhos apresentados refletem o avanço que estes acadêmicos tiveram ao longo da formação especialmente no que tange à pertinência teórico-metodológica, à articulação entre conceitos explorados na matriz curricular com a temática de abordagem dos artigos, e à possibilidade de implementação das propostas de estudo com os desafios educacionais contemporâneos. Certamente se constituiu em um momento de aprendizagem significativa elucidando o potencial do professor pedagogo como pesquisador em sua área de atuação”, frisou.

Já o curso de Psicologia realizou as bancas na forma de um Seminário de Práticas em Psicologia. Conforme a coordenadora, professora Ma. Kelly Cristina Zavadski, os alunos escolhem um estágio específico do curso para realizar a exposição. “Eles apresentam os resultados de uma das diversas práticas que tiveram possibilidade de exercitar ao longo da formação. Primamos pela correlação entre a teoria e a prática, bem como a consistência da análise crítica que se procede frente ao campo de atuação escolhido”, frisa.

No curso de Administração, o 8º período realizou as bancas de Estágio Supervisionado, nos dias 17 e 18 de novembro, já em Ciências Contábeis, as apresentações se deram de 03/11 a 02/12. O 8º período do curso de Engenharia de Software apresentou os trabalhos de conclusão de curso nos dias 28/11 e 05/12, e o 6º de Publicidade e Propaganda realizou a banca de apresentações do Projeto Experimental I, nos dias 23 e 24 de novembro.