às 23:10:00

Docente do UNIDEP defende dissertação de Mestrado

Professora Luane Paula de Souza comemora defesa de dissertação de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

É com orgulho que o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) comemora a nova conquista da docente Luane Paula de Souza: sua defesa de dissertação de Mestrado, ocorrida no dia 25 de novembro. Luane cursou o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A linha de pesquisa em que a professora desenvolveu seu estudo foi a de Engenharia Organizacional e do Trabalho.

Em sua dissertação, Luane realizou uma avaliação de desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS), sob a problemática de analisar a satisfação dos usuários com os serviços de saúde do SUS, no município de Pato Branco (PR). Segundo a professora, realizar essa análise é importante para manter os serviços com qualidade e a satisfação do público.

“A importância da avaliação da satisfação do usuário do SUS, se dá devido à opinião do usuário ser de extrema importância para o gerenciamento, por parte dos gestores em saúde. Por meio de uma pesquisa que se preocupe com essa problemática, pode-se ter um melhor entendimento dos fatores que levam à satisfação dos usuários do SUS, e a garantia de uma oferta de serviços de boa qualidade. Além disso, questionamentos referentes à opinião da população são uma forma de garantia de direitos, no que refere-se à participação popular no gerenciamento do SUS”, ressaltou Luane.

Atualmente lecionando nos cursos de Fisioterapia e Tecnologia em Estética e Cosmética, Luane contou sobre sua carreira profissional, até a realização do Mestrado. “Sou formada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 2005. Atuei em áreas da Fisioterapia, como Ortopedia, Equoterapia e Home-Care. Ao fixar residência na cidade de Pato Branco, trabalhei com Dermatofuncional, e também fui contratada como fisioterapeuta em uma grande indústria de eletrodomésticos da cidade. Voltei meus estudos para a área da Fisioterapia do Trabalho e, após isso, iniciei a carreira acadêmica no UNIDEP, em 2015, o que me levou a aderir ao programa PPGEPS”, relatou.

Como professora do UNIDEP, ela ministra diversas disciplinas. “No curso de Fisioterapia, leciono as disciplinas voltadas às áreas da Cinesiologia e Biomecânica, Cinesioterapia, Fisioterapia do Trabalho, além das disciplinas de Métodos de Fisioterapia Aquática e Equoterapia. Já no curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, leciono as disciplinas de Dermatologia e Estética e Tratamento Corporal”, contou.

Conforme Luane, o sentimento de defender a dissertação e conquistar o Mestrado, é de felicidade e realização. “A conquista do Mestrado representa a superação de um desafio imenso, pois, além da dificuldade de conciliação entre vida pessoal e trabalho, concluir a pesquisa em uma época de pandemia se mostrou um desafio extra. Acredito que a titulação é importante, mas sobretudo, a experiência agregada ao processo contribuirá muito para a prática na minha atuação como docente no UNIDEP”, concluiu.

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

 


Fonte: