Curso de Engenharia Elétrica realiza práticas de estágio

As atividades, realizadas pelos acadêmicos do 10º período nas disciplinas de Estágio Supervisionado, abordaram diversas áreas da Engenharia Elétrica, como Circuitos Digitais, Eletrotécnica e Eletrônica de Potência

O curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou mais uma edição das práticas de estágio com os acadêmicos do 10º período. Neste semestre, as atividades, que ocorreram nas disciplinas de Estágio Supervisionado, foram realizadas em diversas áreas da Engenharia Elétrica, como Circuitos Digitais, Eletrotécnica e Eletrônica de Potência.

Conforme o professor do curso, Me. Ithalo Hespanhol de Souza, atividades como essa possibilitam ao acadêmico vivenciar a profissão e auxiliar a comunidade. “Atuando como estagiário, o acadêmico consegue contribuir com a comunidade, representada pelas empresas concessoras de estágio, fornecendo a sua mão de obra especializada para resolver problemas dentro da empresa, promovendo o avanço em processos e resolução de problemas”, pontua.

De acordo com Ithalo, a maioria das atividades foram presenciais, em que os acadêmicos respeitaram todas as normas de segurança e preventivas ao Covid-19. O professor ressaltou, ainda, como as práticas de estágio proporcionam aos alunos uma percepção maior do mercado de trabalho, tornando os futuros profissionais ainda mais capacitados, já que os acadêmicos podem vivenciar a experiência de exercer a profissão ainda durante a graduação.

“O Estágio Supervisionado é uma ferramenta que possibilita ao aluno o conhecimento da atuação e importância do engenheiro no processo produtivo. O aluno vivencia todas as rotinas e o comportamento esperado do profissional formado, através do contato e interação com os profissionais atuantes. Além disso, o acadêmico tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso, articulando o conhecimento acadêmico com a realidade esperada pelas empresas, complementando a formação do aluno através do desenvolvimento de habilidades relacionadas com sua área de formação”, enfatizou Ithalo.

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Me. Ricardo Bertoncello, destacou, também, que a socialização dos trabalhos de maneira remota proporcionou um maior reconhecimento ao curso e à turma concluinte. "O formato online de socialização dos trabalhos, com transmissão via Youtube, foi fantástico e deu uma visibilidade enorme ao curso e aos alunos. Cheguei a comentar, durante a apresentação, que esse trabalho representa o primeiro ´cartão de visitas´ dos futuros Engenheiros Eletricistas”, evidenciou.

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP