Direito desenvolve competências pessoais dos acadêmicos

A atividade, realizada no dia 27 de novembro, foi uma parceria do curso de Direito com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) e o Programa de Atendimento ao Discente (Padis), em que os alunos do 10º período realizaram uma atividade surpresa no lugar da prova tradicional, objetivando uma maior descontração

No dia 27 de novembro, o curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) e o Programa de Atendimento ao Discente (Padis), realizou uma atividade diferente para o período de provas. A ocasião ocorreu na disciplina de Estágio Supervisionado IV, ministrada pelo professor Maurício Jacobi dos Santos, em que os acadêmicos do 10º período realizaram uma atividade surpresa no lugar da prova individual tradicional.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Ma. Anelícia Verônica Bombana Consoli, os acadêmicos não foram informados da mudança no formato da avaliação. “Inicialmente, a data de 27/11 era destinada à realização de uma prova, como os acadêmicos esperavam. Embora a atividade diferente tenha sido combinada com as professoras ainda no final de outubro, mantivemos aos alunos a ideia de avaliação, para que vivessem a tensão pré-prova. No dia, informamos que não iríamos fazer prova, e sim que a atividade seria voltada para um relaxamento, e também para reflexão e treinamento focado no exame de ordem”, relatou.

A atividade foi uma parceria do curso de Direito com o Naped, representado pela professora Ma. Kelly Zavadski e o Padis, representado pela professora Mariane. A professora Anelícia destacou que o objetivo da iniciativa foi promover uma maior descontração aos alunos concluintes, reforçando a importância do preparo, foco e responsabilidade no exercício da profissão.

“Procuramos relaxar um pouco e tirar a tensão dos acadêmicos deste ano tão intenso e diferente, especialmente aqueles que estavam na iminência de fazer a segunda fase do exame de ordem. As professoras Kelly e Mariane trouxeram dicas de como estudar, como se preparar para o dia da prova e a importância de um estado físico e mental sadio para o dia da prova, tudo isto permeado por comentários e vivências, tanto dos professores como dos acadêmicos”, enfatizou Mauricio.

Conforme Maurício, a iniciativa teve uma boa receptividade por parte dos acadêmicos. “Após a saída das professoras Kelly e Mariane, ficamos conversando por mais um tempo, enquanto cada aluno formalizou um relatório. Alguns acadêmicos se manifestaram de modo favorável ao momento, salientando que deveríamos ter mais momentos como este durante o curso em si, a fim de descansar a mente e repensar os propósitos/rumos que cada um pretende seguir”, disse.

“A atividade permitiu aos acadêmicos, também, compreenderem com mais clareza que todo o auxílio dos professores é fundamental, mas que, para alcançarem seus objetivos, é necessário muito foco, estudo, dedicação e preparação. Trabalhamos muito neste semestre a questão da necessidade da preparação e responsabilidade de cada acadêmico em sua trajetória, especialmente para ser aprovado no exame de ordem. Acredito que este momento fechou o semestre com chave de ouro”, concluiu Maurício.