Acadêmicos e professores de Medicina publicam em revista internacional

Os acadêmicos do 6º período, Rodrigo Gardona e Lucas Romero Ferreira do Prado, comemoram a publicação de seu algoritmo, em formato de resumo estendido, na Revista Hematology, Transfusion and Cell Therapy. O algoritmo tem a função de auxiliar na interpretação básica do exame hemograma

É com muito orgulho que o curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) celebra a mais nova conquista dos acadêmicos Rodrigo Gardona e Lucas Romero Ferreira do Prado: a publicação de seu algoritmo, na forma de resumo estendido, na Revista Hematology, Transfusion and Cell Therapy, que faz parte do grupo Elsevier. O algoritmo, que faz parte da programação do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO Play), tem a função de auxiliar na interpretação básica do exame hemograma.

Além dos acadêmicos, participaram do desenvolvimento do algoritmo, ainda, o coordenador do curso de Medicina no UNIDEP, Me. Vilson Geraldo de Campos e o professor Jardel Bordignon. O estudo também contou com a parceria do professor Dr. Leonardo Vasconcelos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Hematologista Dra. Nadjane Barbosa de Amorim Miranda, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Hematologista Dra. Belinda Simões, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto. O coordenador do curso de Medicina, professor Me. Vilson Geraldo de Campos, destaca que a publicação demonstra o compromisso do curso de Medicina com a pesquisa e extensão de qualidade, com um crescente estímulo a estas atividades.

Conforme o acadêmico Rodrigo Gardona, a intenção do algoritmo é auxiliar os colegas na familiarização e interpretação básica do hemograma. O acadêmico Lucas Romero, por sua vez, destacou a importância de um projeto que auxilie no melhor entendimento do exame. “O hemograma é um exame muito comum e, ao mesmo tempo, difícil de interpretação no início das práticas clínicas, então, desejo que meus colegas usufruam desse algoritmo e consigam, de maneira prática, chegar em suas primeiras hipóteses diagnósticas”, esclareceu.

A publicação dos acadêmicos pode ser conferida aqui.

Foto: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP