às 15:27:00

Palestrantes de Portugal e Espanha na I Semana Internacional de Direito

O evento, que tem a participação de professores e profissionais de Direito de diversas universidades do país, contou também com a presença de professores da Espanha e Portugal, promovendo, assim, a I Semana Internacional de Direito do UNIDEP

Na manhã desta terça-feira (10/11), teve início a I Semana Internacional de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), promovida juntamente com a XII Semana Acadêmica do Curso de Direito, que segue até sexta-feira (13/11). A abertura oficial aconteceu às 08h30, conduzida pela coordenação do curso e a reitoria da Instituição. Com programação diurna e noturna, a edição deste ano conta com um diferencial: além de professores de diversas universidades do país, também estão presentes palestrantes internacionais, diretamente da Universidade de Salamanca (USAL), da Espanha e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), de Portugal.  

Conforme a coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, a possibilidade de trazer profissionais estrangeiros, levando a Semana Acadêmica a nível internacional, reforça o compromisso da Instituição com a educação e a formação de qualidade. “A I Semana Internacional de Direito UNIDEP é mais uma ação do curso, que demonstra compromisso com a educação focada no aluno, na qualidade e na formação de profissionais cidadãos. Nesse momento em que dispomos da tecnologia de informação que permite a aproximação com as IES estrangeiras, a possibilidade de contarmos com palestrantes internacionais fortalece uma formação ampla sobre a complexidade do Direito, propiciando um olhar sobre potenciais áreas de atuação”, enfatizou.  

O coordenador adjunto do curso de Direito, professor Me. Eduardo Ernesto Obrzut Neto, destaca como a realização da Semana Acadêmica, no formato on-line, propicia ao curso a participação de grandes profissionais, de diversas regiões, para compartilharem conhecimento. “A Semana Acadêmica é uma oportunidade única, dentro da própria instituição, em que o acadêmico tem contato com temáticas atuais, inovadoras e debates dos mais variados assuntos, dentro do universo jurídico. Além disso, é uma excelente oportunidade de conhecer e debater com juristas de renome nacional”.  

“Neste ano, a possibilidade de promover o evento de modo on-line mitigou as dificuldades de acesso que enfrentávamos pela localização da nossa cidade. Por conta disso, foi possível promover um evento muito maior e com maior relevância dentro do universo jurídico, pois reunimos grandes nomes do sul, centro-oeste, norte e nordeste do país, além de grandes juristas da Espanha e Portugal”, frisou Eduardo.  

Eduardo ressaltou, ainda, a diversidade das temáticas abordadas pela organização do evento, que abrange os mais variados assuntos e públicos. “A organização do evento se preocupou em trazer temáticas diversas, relevantes e atuais, justamente para atender a todos, possibilitando discussões nas mais variadas áreas de interesse dos nossos acadêmicos e da comunidade externa. Partindo das temáticas escolhidas, em conjunto com a comunidade acadêmica, procuramos palestrantes que são referências em suas respectivas áreas”, pontuou.  

“Como destaque podemos evidenciar as discussões sobre a reforma tributária e administrativa em andamento em nossas casas legislativas. Temos ainda discussões sobre o acesso à justiça, direito ambiental e sobre a necessidade de uma nova lei de falência e recuperação judicial. Além disso, cabe destacar a participação de nossos acadêmicos com apresentação de trabalhos desenvolvidos durante o curso”, salientou.  

A egressa do curso, Mônica Forcelini Facin, também esteve participando da programação, em que foi mediadora da palestra “Reforma Tributária: Projetos e Implicações”. Conforme Mônica, o sentimento de retornar e fortalecer o vínculo com a Instituição e com o curso de Direito é de gratidão. “Foi muito gratificante receber o convite para participar, pois sempre gostei muito da Instituição e do curso, e, com isso, de certa forma, também pude contribuir com a Instituição que me ensinou tanto. Gostei da experiência de reaproximação do ambiente universitário”, pontuou.  

Segundo Mônica, momentos como a Semana Acadêmica são essenciais para a trajetória acadêmica e profissional dos alunos. “Vejo esses eventos como uma oportunidade de aperfeiçoamento, tanto acadêmico quanto pessoal, pois além do conhecimento jurídico que se adquire, sempre há troca de experiências humanas, o que acredito ser de grande valia para o crescimento profissional e pessoal”, concluiu.  

Toda a programação pode ser conferida aqui: https://www.unidep.edu.br/eventos/2020/11/10/semana-academica-do-curso-de-direito.  

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: