às 17:13:00

Enfermagem realiza webinar sobre captação e transplante de órgãos

Evento reuniu alunos, professores, comunidade externa e profissionais de hospitais da região, debatendo sobre o impacto da pandemia do COVID-19 na captação e transplante de órgãos e tecidos, além da formação de profissionais mais humanizados

Na noite de 24 de setembro, o curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu um webinar, com o tema “O impacto da pandemia do Covid-19 na captação e transplante de tecidos”, e contou com a participação do Hospital Policlínica e do Hospital São Lucas. O evento foi uma iniciativa das professoras do Estágio Curricular Obrigatório, juntamente com o colegiado do curso.  

O webinar teve a participação da enfermeira Patricia Santos Duarte, representando a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e a Central Estadual de Transplante (CET). Também estiveram presentes o médico nefrologista Dr. Daniel Emygdio do Nascimento, e a administradora hospitalar do Instituto Policlínica, Gabriela Izidro, profissionais que trabalham e sensibilizam a população sobre o tema.  

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do UNIDEP, profa. Ma. Gisele Iopp Massafera, o tema do evento é fundamental para a formação de profissionais cada vez mais humanizados e aptos à profissão. “É imprescindível trabalhar esse tema com os alunos, pois além de prepará-los para atuar em situações de doação de órgãos, também os preparamos para serem cidadãos do bem, humanos, que se sensibilizam com o próximo e abraçam a causa, replicando aos seus familiares e demais pessoas de seu convívio”, conta.  

Segundo ela, este tema vem sendo debatido pelo curso já há algum tempo. “Trabalhamos nas disciplinas de Enfermagem no Cuidado ao Paciente Grave, Enfermagem Cirúrgica e Central de Materiais, nas práticas, nos estágios, perpassando todos os campos. Além de ser um assunto que está no planejamento das disciplinas, é importantíssimo abordar não apenas a parte técnica da doação, seus passos, quais os órgãos que podem ser doados, mas visar, também, a sensibilização dos nossos alunos, a fim de que, a partir do entendimento e dos esclarecimentos que tiverem nessas palestras e treinamentos, possam garantir que as pessoas estarão informadas e sensibilizadas, ajudando muitas vidas”, relata.  

Ainda segundo Gisele, o webinar teve grande participação da comunidade, o que gerou um evento completo e um ambiente especial para troca de conhecimentos, tanto para os acadêmicos quanto para os convidados. A coordenadora também se mostrou otimista para a realização de novos eventos.   “Foi um evento de participação expressiva de nossos acadêmicos e comunidade externa. Tivemos a participação do Curso Técnico de Enfermagem do Premem, além de acadêmicos, professores, egressos, profissionais da área da saúde, o que nos deixou muito felizes. Encheu nossos corações de esperança, pois além de trabalharmos todo o processo da doação, conseguimos sensibilizar a comunidade, desempenhando nossa responsabilidade social e amor ao próximo. Faremos, com certeza, mais eventos como esse”, salientou. No decorrer do mês, ainda, alunos e docentes do curso realizaram ações voltadas ao Setembro Verde, visando a sensibilização sobre a importância da doação de órgãos.  

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: