às 15:38:00

Curso de Enfermagem atua na campanha de vacinação contra Poliomielite

Acadêmicos do 6º e 10º períodos participam de drive-thru de vacinação, onde auxiliam na aplicação de vacinas e fornecem orientações gerais

Neste mês de outubro, o curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está atuando na campanha de vacinação contra Poliomielite, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco. Estão participando da campanha alunos dos 6º e 10º períodos, por meio das práticas de estágio do curso, em que os acadêmicos auxiliam na aplicação da vacina, nas orientações e no aprazamento das vacinas, caso necessário.  

Segundo a coordenadora adjunta do curso de Enfermagem do UNIDEP, professora Ma. Heidy Dall' Orto Hellebrandt, esse tipo de ação é fundamental na formação dos profissionais enfermeiros e enfermeiras, ainda mais considerando o momento mundial atual. “No momento, vivenciamos a pandemia do Covid-19 e seus reflexos, juntamente com estratégias de combate a outras doenças já existentes, que o sistema e profissionais de saúde continuam realizando. Ações de campanha, orientação e educação em saúde são atividades do enfermeiro na atenção primária à saúde, tornando-se importante inserir os alunos nesses cenários”, salientou.  

A professora ressalta, ainda, a importância da vacinação para a saúde pública, principalmente em crianças e idosos. “É muito importante o envolvimento de acadêmicos em ações de promoção à saúde e na prevenção de doenças, pois, mesmo a Poliomielite sendo uma doença erradicada no País desde 1989, ela ainda persiste em outros países e pode ser trazida para o Brasil. Por isso, é de extrema importância que continuemos vacinando”, enfatiza.  

Realização  

Nos dias 08 e 06 de outubro, as turmas realizaram um drive-thru de vacinação, no Mercado do Produtor, respeitando todas as medidas de prevenção da Organização Mundial de Saúde (OMS), como uso de máscaras e higienização constante das mãos. Os acadêmicos continuaram com a campanha no último sábado, dia 17/10, na Praça Presidente Vargas e no Núcleo Integrado de Saúde (NIS).  

Os pontos de vacinação, além dos citados, também abrangem todas as Unidades de Estratégias Saúde da Família, que atendem durante a semana. O público-alvo da campanha é composto por crianças com idade entre 12 meses até 5 anos incompletos. As vacinações seguem até o dia 30 de outubro.  

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]  


Fonte: